Vacina Covid-19 para crianças: SP inicia pré-cadastro na plataforma Vacina Já

Preenchimento do formulário online garante mais agilidade no momento da imunização

Do Portal do Governo

foto: divulgação – A vacina Covid-19 para crianças deve ser mais ágil no estado de São Paulo. O Governo de SP disponibilizou o pré-cadastro para vacinação do público infantil, na faixa etária de 5 a 11 anos, contra COVID-19. Pais e responsáveis podem realizar a partir de hoje o cadastramento no site “Vacina Já”. A estimativa é de que 4,3 milhões de crianças comecem a ser vacinadas assim que as doses forem liberadas pelo Ministério da Saúde.

“Temos 4,3 milhões de crianças nessa faixa etária para serem atendidas pelo programa estadual de imunização. Já imprimimos e distribuímos 4,5 milhões de carteirinhas de vacinação para esse público. Além disso, preparamos e treinamos os profissionais que farão a logística dos mais de 5 mil pontos de vacinação, além de 268 escolas públicas estaduais que também estarão presentes na imunização de crianças entre 5 e 11 anos”, disse o Governador João Doria.

O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link (https://www.vacinaja.sp.gov.br/), clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.

Caso não consigam realizar o pré-cadastro, os pais não precisam se preocupar, pois a vacinação também será feita mesmo sem ele, com realização do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação. A prioridade da imunização será para crianças com comorbidades.

Vacina Covid-19 para crianças: SP inicia pré-cadastro na plataforma Vacina Já
Vacina Covid-19 para crianças – Plano de vacinação

A expectativa do Governo de SP é vacinar as 4,3 milhões de crianças com idades entre 5 e 11 anos no período de três semanas. A capacidade da vacinação infantil em São Paulo é de cerca de 250 mil crianças por dia, além dos jovens e adultos que já vêm sendo imunizados nos 645 municípios contra a Covid-19.

Há 5,2 mil locais de vacinação disponíveis em todo o estado, número que deverá ser ampliado com postos volantes em escolas da rede estadual. A Secretaria de Estado da Saúde também já adquiriu 9 milhões de seringas e agulhas que serão usadas na vacinação infantil. O Estado também iniciou a distribuição de 4,5 milhões de cartões de vacinação específicos para o público com idade entre 5 e 11 anos.

São Paulo aguarda o envio de imunizantes pediátricos da Pfizer por parte do Ministério da Saúde, aprovado desde 16 de dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que possa iniciar o plano de vacinação do público infantil.

Covid e gripe avançam em Campinas

Os Hospitais Ouro Verde e Mário Gatti e os postinhos têm aumento considerável nos atendimentos desde dezembro do ano passado. A cidade de Campinas, assim como todo o país, já registra mais de 75% dos leitos de UTI-SRAG ocupados.

É importante que quem tem sintomas gripais evite contato com outras pessoas até ter um diagnóstico.

O município oferece, pela internet, o Atestado Sanitário, para que aquelas com sintomas leves possam se ausentar do trabalho. A orientação visa evitar que as pessoas circulem, aumentando os riscos de disseminação do coronavírus.

O Atestado Sanitário é emitido por um período de três dias, em conjunto com um encaminhamento para o serviço de saúde para a pessoa ser avaliada, testada e receber, após avaliação clínica, um atestado médico completando o período de afastamento, se for necessário. A licença obriga a permanência em isolamento domiciliar durante 14 dias e, caso o solicitante apresente informações falsas, pode responder judicialmente.

O documento é válido para morador ou quem trabalha na cidade. Ele pode ser solicitado por meio de autodeclaração preenchida no endereço https://covid-19.campinas.sp.gov.br/atestado-sanitario ou pelo serviço 160. Saiba mais.

One thought on “Vacina Covid-19 para crianças: SP inicia pré-cadastro na plataforma Vacina Já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.