Covid e gripe avançam em Campinas: 2.110 atendimentos em 24h

Hospitais Ouro Verde e Mário Gatti e postinhos têm aumento considerável nos atendimentos desde dezembro do ano passado. Cidade já registra 73% dos leitos de UTI-SRAG ocupados

fotos: Ouro Verde Mais De acordo com os números da prefeitura de Campinas , Covid e gripe estão avançando na cidade. Os números de internações de UTI exclusivos para pacientes com SRAG (Síndromes Respiratórias Agudas Graves) nas redes pública e particular de saúde. Ao todo são com 75 leitos. Do total de leitos, 55 estão ocupados, o que corresponde a 73,33%. Há 20 leitos livres nas redes municipal e privada. Assim como em todo o país, os casos de Covid e gripe estão aumentando na cidade desde dezembro de 2021. E após as festas de Natal e Ano Novo, a procura de pacientes nos hospitais e postinhos de saúde deve aumentar.

Ontem, (5) O prefeito de Campinas, Dário Saadi, autorizou a contratação emergencial de 163 profissionais de saúde para a Rede Mário Gatti. São 28 médicos, 108 técnicos de enfermagem e 27 enfermeiros.

A decisão pela contratação emergencial leva em conta as situações epidêmicas de Influenza H3N2, de vírus sincicial em criança e o recrudescimento da pandemia de covid-19 pela variante Ômicron.

Essa situação está gerando alta sobrecarga assistencial nas portas de atendimento aos usuários do SUS, que procuram a Rede Mário Gatti. Entre 7h de terça-feira, 4 de janeiro, e 7h desta quarta, 5, as unidades da Rede Mário Gatti atenderam 2.110 pacientes com síndromes respiratórias, volume quase quatro vezes maior que a média diária anterior ao surto de gripe. A grande maioria dos pacientes apresenta sintomas leves.

Covid e gripe – Atestado Sanitário a pessoas com sintomas gripais leves
Covid e gripe
Atendimentos nas unidades de saúde aumentaram consideravelmente desde dezembro de 2021

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar e a Secretaria Municipal de Saúde começaram a orientar as pessoas com sintomas gripais leves, sem maior comprometimento da saúde, a procurarem as unidades de saúde mais próximas de suas residências. Aquelas que estão com sintomas mais graves devem procurar as unidades de pronto atendimento (UPA) e pronto-socorros.

É importante que quem tem sintomas gripais evite contato com outras pessoas até ter um diagnóstico.

O município oferece, pela internet, o Atestado Sanitário, para que aquelas com sintomas leves possam se ausentar do trabalho. A orientação visa evitar que as pessoas circulem, aumentando os riscos de disseminação do coronavírus.

O Atestado Sanitário é emitido por um período de três dias, em conjunto com um encaminhamento para o serviço de saúde para a pessoa ser avaliada, testada e receber, após avaliação clínica, um atestado médico completando o período de afastamento, se for necessário. A licença obriga a permanência em isolamento domiciliar durante 14 dias e, caso o solicitante apresente informações falsas, pode responder judicialmente.

O documento é válido para morador ou quem trabalha na cidade. Ele pode ser solicitado por meio de autodeclaração preenchida no endereço https://covid-19.campinas.sp.gov.br/atestado-sanitario ou pelo serviço 160.

As solicitações serão direcionadas para um profissional de saúde que entrará em contato com o solicitante pelo telefone registrado. A equipe que fará contato é formada por profissionais de saúde do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal de Saúde. Os dados são avaliados e o atestado é enviado em até 24 horas, por um e-mail.

Para solicitar o atestado é necessária a presença de dois ou mais desses sintomas de síndrome gripal e sintomas compatíveis com covid-19: febre/sensação de febre, coriza/nariz escorrendo, tosse seca, congestão nasal/nariz entupido, dor de garganta, tosse com catarro, dor no corpo, perda de olfato, perda de paladar.

2 thoughts on “Covid e gripe avançam em Campinas: 2.110 atendimentos em 24h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.