Vestibular Unicamp 2022: Inscrições começam em agosto

Universidade Estadual de Campinas divulgou as datas do seu concorrido vestibular para o próximo anos, confira:

foto: divulgação – As inscrições para oVestibular Unicamp 2022 terão início no dia 2 de agosto de 2021 e deverão ser feitas até dia 8 de setembro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 180,00 e poderá ser pago até o dia 10 de setembro. A primeira fase será realizada no dia 21 de novembro de 2021 e a segunda fase acontecerá nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2022.

O calendário foi definido em reunião realizada com os responsáveis pelos vestibulares de universidades públicas do estado de São Paulo, com o objetivo de evitar que as datas coincidam e, assim, facilitar a participação dos candidatos interessados em mais de um processo seletivo. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) informa que, se necessário, pode haver ajustes no calendário do Vestibular Unicamp 2022, em função da divulgação futura das datas do Enem.

Estudantes de todo o país anseiam por uma vaga na Unicamp. (foto: divulgação)

Isenções da taxa – Vestibular Unicamp 2022

A Comvest irá receber os pedidos de isenção da taxa de inscrição, que valerá tantopara o Vestibular Unicamp 2022 como para a modalidade Enem-Unicamp 2022, a partir do dia 24 de maio. Os pedidos de isenção devem ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br), até o dia 15 de junho.O envio da documentaçãonecessária (descrita no Edital) é feito também pela internet. A lista dos estudantes contempladoscom a isenção será divulgada dia 30 de julho.

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades: 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio); 2– funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental). 

Calendário Vestibular Unicamp 2022

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição – 2/8 a 8/9/2021 (pagamento até 10/9)

1ª fase – 21/11/2021

2ª fase – 16 e 17/1/2022

Provas de Habilidades Específicas – 19 a 22/1/2022

Divulgação da primeira chamada – 14/2/2020

Matrícula online da primeira chamada – a confirmar

Cotuca realizará Processo Seletivo 2022 no formato presencial

O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) da Unicamp realizará o processo seletivo 2022 no formato presencial, obedecendo todos as regras sanitárias preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) pela Comissão do Exame de Seleção do Colégio. O último processo seletivo para os ingressantes em 2021 aconteceu a partir de análise de histórico escolar devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19.

“No ano passado o modelo de análise de histórico escolar aconteceu em caráter de excepcionalidade pois desconhecíamos como iria evoluir a epidemia. Neste ano temos a experiência da Comvest como exemplo e expectativa de evolução no número de vacinados”, lembra a diretora do Cotuca, professora Vanessa Petrilli Bavaresco

A prova é composta por questões objetivas e uma redação. Para esta edição, em especial, a Comissão Acadêmica do Exame organizará um modelo que permitirá reduzir o tempo de duração, bem como redefinir os conteúdos programáticos que serão solicitados. Os interessados devem aguardar o dia 20 de junho, quando a Comissão pretende disponibilizar informações sobre as provas no site do Cotuca

O Edital completo do Processo Seletivo 2022 com detalhes para inscrição dos candidatos deverá ser divulgado no início de agosto. A Comissão já informa, no entanto, que devido ao cenário sanitário, não serão permitidas as inscrições de “treineiros”, aqueles alunos que não completarão o ensino fundamental em 2021. O Comitê de Crise – Covid-19 orientará todos os protocolos de segurança para o dia da prova. Anualmente, em torno de cinco mil candidatos se inscrevem no Vestibulinho do Cotuca.

Os critérios de seleção serão baseados em um sistema de classificação que contemplará a ampla concorrência e percentuais mínimos para cotas étnico-raciais voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, oriundos de escolas públicas. Além disso, também haverá classificação por cotas sociais voltadas a estudantes que cursaram o Ensino Fundamental II (do 6o ao 9o ano) integralmente na escola pública.