Estado de Alerta: umidade cai abaixo de 20% em Campinas

foto: divulgação – Às 15h20 desta quinta-feira, dia 20 de maio, a umidade relativa do ar (URA) em Campinas atingiu 19,9% e a cidade entrou em Estado de Alerta. Esta fase é deflagrada sempre que a URA fica entre 12% e 20%.

O aviso foi emitido pela Defesa Civil após receber comunicado da Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte. Anteriormente, no início do dia, com 22,1%, a cidade já estava em Estado de Atenção.

A situação deflagra medidas como a emissão de alerta para a comunidade e a recomendação de medidas que amenizem os perigos trazidos pela estação seca. Entre estas estão suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16h, evitar aglomeração em ambiente fechado e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Permanece a recomendação de providências já divulgadas anteriormente no Estado de Atenção, incluindo suspensão de aulas de Educação Física nas escolas e ampliação de vistorias preventivas para queimadas. O aumento de ingestão de água e a umidificação de ambientes são outras providências necessárias.