Funcionários do CS Vista Alegre confeccionam máscaras para doação

foto: divulgação – O Centro de Saúde Vista Alegre, do Distrito de Saúde Sudoeste, iniciou na última quinta-feira, dia 9, um trabalho de distribuição de máscaras para a população que utiliza a unidade. Usando como material rolos de TNT, os funcionários do Centro de Saúde se organizaram para fazer as máscaras na própria unidade de saúde, trazendo suas máquinas de costura, ou em suas casas.

As máscaras estão sendo entregues para todas as pessoas que chegam ao Centro de Saúde, seja para retirar medicamentos na farmácia, consulta ou para tomar vacina, independente de apresentarem ou não algum sintoma gripal. “Entregamos um kit para cada adulto da casa. Também receberemos 500 máscaras da confecção feminina Pink Poá de São Paulo, doações da confecção Look From Heart e de costureiras de nossa comunidade”, conta a coordenadora do Centro de Saúde, Taniella Carvalho Mendes.

“Entregamos um kit para cada adulto da casa. Também receberemos 500 máscaras da confecção feminina Pink Poá de São Paulo, doações da confecção Look From Heart e de costureiras de nossa comunidade”

Taniella Carvalho Mendes – CS Vista Alegre

Uma parte da equipe corta o molde – feito com um projeto próprio da unidade –, outros costuram e entregam. “É um trabalho em várias etapas. Fazemos pacotes com duas máscaras cada, além de um recadinho impresso com orientações de como usar, lavar e fazer uma máscara caseira a partir de uma camiseta”, diz Taniella. Duzentas máscaras já foram entregues até esta segunda-feira, dia 13, e a meta do Centro de Saúde é produzir, em uma primeira etapa, cerca de 3 mil máscaras. O objetivo principal é estimular a população a usar máscaras caseiras. No dia 16 de abril, quando se inicia uma nova etapa da vacinação contra a gripe, a unidade espera já ter mais kits prontos para quem vier se imunizar, além de iniciar a entrega para acamados e cuidadores de idosos.