Av. Camucim, no Vida Nova, tem bloqueio dia 21 e construção de viaduto do BRT

Na terça (21), trecho da via terá bloqueio parcial. Entrega de toda a obra fica mantido para junho de 2022

foto: divulgação / PMC – O Consórcio BRT Campinas vai iniciar a construção de um novo viaduto (sentido centro-bairro) na avenida Camucim, sobre a linha férrea, no bairro Vida Nova. O anúncio foi feito durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 17 de setembro, entre o prefeito Dário Saadi, integrantes do primeiro escalão da Administração Municipal e representantes do consórcio. 

Além do anúncio do novo viaduto, foi confirmada a manutenção do cronograma de toda a obra do BRT, que será 100% finalizada em junho de 2022.

Outra pendência do lote 4 discutida na reunião refere-se ao acabamento do asfalto de trecho do corredor que passa próximo ao Hospital Ouro Verde. Este e outros pequenos trechos do BRT aguardam somente a autorização da Caixa Econômica Federal (CEF) para reprogramação da obra.

A obra do BRT na avenida Camucim já tem um viaduto concluído no sentido bairro-centro. No local, também há um terceiro viaduto para circulação de veículos. A pendência era apenas a obra no sentido centro-bairro, que começa na próxima semana, conforme explicou o secretário de Infraestrutura, Carlos Barreiro. O secretário disse que 95% das obras do BRT já estão concluídas. 

Trecho da Avenida Camucim terá bloqueio parcial na terça, 21
Vida Nova
Trecho da Avenida Camucim, na região do Jardim Marajó, terá bloqueio viário parcial no próximo dia 21, A operação ocorrerá no período das 8h30 até as 17h. (Reprodução Google Maps)

Trecho da Avenida Camucim, na região do Jardim Marajó, terá bloqueio viário parcial no próximo dia 21 de setembro (terça-feira). A ação é necessária para o içamento de cinco vigas que integrarão a ampliação do novo viaduto sobre a linha férrea, dentro das obras de implantação do BRT Ouro Verde. 

A ação será na altura da Rua Fernando Ferreira da Silva. A operação ocorrerá no período das 8h30 até as 17h. No momento do içamento de cada viga, haverá a necessidade de bloqueio total momentâneo do trecho. No último dia 10 de maio, ocorreu operação semelhante no local, com o içamento de seis vigas. 

Além do fluxo de veículos entre as regiões do Jardim Marajó e do Residencial São José, a operação irá impactar na operação de seis linhas do sistema de transporte público coletivo municipal. São elas:

122 – Terminal Vida Nova / Campinas Shopping;

128 – Terminal Vida Nova / Terminal Ouro Verde;

129 – Terminal Vida Nova;

130 – Terminal Vida Nova / Terminal Central;

131 – Terminal Vida Nova;

133 – Vida Nova. Durante os bloqueios totais momentâneos não haverá opção de desvio.  Agentes da mobilidade urbana estarão no local, operacionalizando o trânsito. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. 

Obra – viaduto da Avenida Camucim
Viaduto sobre a linha férrea, na Avenida Camucim será totalmente revitalizado, o que vai agilizar o deslocamento e trará mais segurança da população da região. (Reprodução Google Maps)

O viaduto da Avenida Camucim sobre a linha férrea, próximo à Subestação da CPFL Jardim Marajó, será ampliado, dentro do contexto das obras do Corredor BRT Ouro Verde. O local está recebendo 11 vigas, com 35 metros cada. O trecho conta ainda com a Estação Marajó, composta por uma plataforma de piso elevado e uma plataforma de piso baixo.

Hoje o viaduto possui pista simples, sendo uma em cada sentido de direção. Com a ampliação serão quatro pistas, sendo duas por sentido. No centro da via ficarão duas pistas (uma por sentido) de pavimento rígido (concreto) para o tráfego dos ônibus. Nas áreas externas ficarão as duas pistas (uma por sentido) de pavimento flexível (asfalto), para a circulação dos demais veículos.  A obra trará valorização para a região, diminuição no deslocamento e mais segurança no trânsito para a população da região.