Governo de São Paulo adianta vacinação contra a covid-19

Anunciado hoje (13/06) pelo governador João Dória, Plano Estadual de Imunização visa vacinar toda a população adulta até 15 de setembro

fotos: divulgação/governo do estado de SP – A vacinação contra a covid-19 teve o cronograma antecipado. O Governo de SP anunciou neste domingo (13) que toda a população adulta do estado deverá estar vacinada contra a Covid-19 até 15 de setembro, antecipando em 33 dias a estimativa de conclusão do cronograma anterior. Com o novo calendário do Plano Estadual de Imunização (PEI), “Pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos que seriam vacinadas apenas no mês de julho agora serão vacinadas em junho”, disse João Dória.

Confira o novo cronograma da vacinação contra a covid-19:

Para o mês de junho, o PEI tem previsão de imunizar cerca de 7,5 milhões de pessoas. A projeção anunciada do novo calendário se baseia nas estimativas de entregas do Ministério da Saúde. Com a chegada ao Brasil dos novos imunizantes da Pfizer e da Janssen e mais entregas das vacinas do Butantan e da Fiocruz / Astrazeneca, São Paulo recalculou o cronograma e está intensificando a logística e distribuição dos imunizantes para os 645 municípios.

O ritmo de vacinação contra a covid-19 poderá ser quatro vezes mais intenso que o verificado na fase inicial da campanha.

O governador, João Dória, em anúncio no Palácio dos Bandeirantes de novo cronograma de vacinação contra a covid-19 no estado de São Paulo.

A partir da próxima quarta-feira (16), as doses poderão ser aplicadas em qualquer pessoa na faixa de 50 a 59 anos, esse público é formado por cerca de 3 milhões de pessoas. E, a partir do dia 23 de junho, a previsão é vacinar a população com idade entre 43 e 49 anos. No dia 30 de junho última quarta-feira deste mês, começa a imunização dos que têm entre 40 a 42 anos, esse público é estimado em 1,45 milhão de pessoas.

vacinação contra a covid-19 em julho

No dia 15 de julho, a vacinação contra a Covid-19 será estendida para a população de 35 a 39 anos. Depois, no dia 30 de julho, as pessoas com idade entre 30 e 34 anos também poderão ser vacinadas contra a COVID-19.

vacinação contra a covid-19 em agosto e setembro

A partir de 16 de agosto, a vacinação se estende para os adultos mais jovens, com idade entre 25 a 29 anos. E, a partir de 1º de setembro, todos os adultos a partir de 18 anos poderão se vacinar, com término previsto de aplicação da primeira dose para o dia 15 de setembro.

Com as novas remessas, será possível vacinar a mesma quantidade de pessoas em cerca de 25% deste tempo – o novo cronograma prevê alcançar estes públicos em 28 dias.

vacinação contra a covid-19 em Campinas

A prefeitura de Campinas anunciou que a vacinação dos novos grupos será nos postos de saúde da cidade. Os 5 centros de imunização de Covid serão exclusivos para segunda. A partir de sábado (12), os novos agendamentos já serão em um dos 63 postos de saúde do município.

Dia da Esperança

A ferramenta vacinaja.sp.gov.br/diadaesperanca/ foi lançada na última semana e traz uma contagem regressiva para imunização de toda população de São Paulo, de acordo com cada faixa etária.

O novo recurso oferece mais transparência ao processo de vacinação e foi desenvolvido pelas secretarias de Comunicação e da Saúde, em parceria com a Prodesp.

Pré-cadastro e Vacinômetro

O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.com.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário de imunização e economiza até 90% no tempo de atendimento nos postos. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/5511952202923?text=oi.

O preenchimento antecipado não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais de saúde e também reduz as chances de aglomeração nos pontos de aplicação das vacinas.