Hambúrguer que leva cerveja na receita

foto: divulgação – Especialistas afirmam que a carne foi criada na Alemanha, na cidade de Hamburgo, por isso recebeu esse nome. Os imigrantes o levaram para os Estados Unidos e lá ele ganhou uma nova fórmula que iria se tornar sua marca registrada. Os estadunidenses acrescentaram o pão, o queijo, a salada e o molho, e popularizaram o prato no final do século XIX. Considerado um clássico da gastronomia por ser um prato prático, mas também bastante saboroso.

Mas os Alemães também são conhecidos por serem especialistas em uma outra paixão mundial: a cerveja. Sim, o país é bastante conhecido pelas suas produções cervejeiras, inclusive pelo estilo Lager, que é o tipo de cerveja mais consumido no mundo. Para quem quer comemorar o Dia do Hambúrguer de uma forma inusitada, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, explica qual é o estilo de cerveja que mais combina com o prato e passa uma receita exclusiva, confira:

– Qual é o estilo de cerveja que harmoniza com hambúrguer?

De acordo com Vaz, as cervejas do estilo Ale são as mais indicadas. Conhecidas pela alta fermentação, por conta de seu processo de produção, elas são cervejas com aromas de frutas e especiarias.

Receita: Hambúrguer de costela com molho de cerveja Porter

Ingredientes

500g de costela bovina desossada;

1 colher de sopa de azeite;

¼ de cebola;

1 colher de sopa de molho inglês;

Sal e pimenta do reino;

1 ramo de salsinha;

1 fatia de queijo cheddar;

Molho

Sal e pimenta do reino;

½ xícara de cerveja Porter;

½ colher de sopa de manteiga;

½ colher de sopa de farinha de trigo;

Modo de preparo

Pique bem a cebola e a salsinha. Coloque junto com a carne e processe até conseguir pedaços bem pequenos. Depois, junte com o azeite, o molho inglês, a pimenta e o sal. Após misturar bem, separe a carne em três pedaços. Modele em formato de bolas e amasse até ficar com um tamanho um pouco maior que o do pão. Em seguida, coloque em uma frigideira untada com óleo quente, virando uma única vez. Deixe no fogo o tempo necessário para chegar ao ponto da carne de sua preferência.

Modo de preparo molho

Coloque em uma frigideira a farinha de trigo e a manteiga, deixe derreter até formar algo parecido com uma pasta. Coloque a cerveja Porter e misture com o auxílio de um batedor. Depois, adicione a pimenta do reino e o sal e continue mexendo até ferver.

Fonte: Cervejaria Ashby