Sinfônica lança vídeo em homenagem ao Hino Nacional

foto: divulgação/Campinas – A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) lança, na manhã desta terça-feira, dia 13, Dia do Hino Nacional Brasileiro, uma homenagem musical à obra que é um dos quatro símbolos oficiais de nossa República. O vídeo será publicado às 9h no canal Cultura Campinas do Youtube (https://youtu.be/sNxaScfpOlQ), no Facebook (https://www.facebook.com/sinfonicadecampinas) e no instagram (@sinfonicadecampinas).

A gravação disponibilizada foi feita em março de 2019, quando do início da temporada oficial da Orquestra. Segundo o maestro Victor Hugo Toro, que também é o diretor artístico da OSMC, “neste momento de profundas dificuldades, de temores, de agitação e intensa e lamentável divisão, o Brasil precisa fortemente lembrar daquelas coisas que unem a todos os cidadãos e cidadãs. Uma delas é o hino nacional brasileiro, um hino patriótico, inspirador, cheio de fervor, de energia e de musicalidade e que na sua letra fala dos melhores valores que devem inspirar o caminho do Brasil e dos brasileiros”.

A data remete à primeira ocasião em que o Hino Nacional Brasileiro foi executado: 13 de abril de 1831, no Teatro São Pedro de Alcântara, na cidade do Rio de Janeiro. A autoria da música é do compositor Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865). A letra de Osório Duque-Estrada (1870-1927) veio mais tarde. Foi composta em 1909. O Hino Nacional Brasileiro se tornou oficial durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, em 1922.