Serviço de Acolhimento Familiar de Campinas abre inscrições para novas famílias

O Sapeca – Serviço de Acolhimento Familiar da Prefeitura de Campinas está com as inscrições abertas, até o dia 15 de março, para novas famílias acolhedoras. Para se inscrever basta ter mais de 21 anos de idade, residir em Campinas e ter disponibilidade para participar do processo de capacitação oferecido gratuitamente pelo serviço. As inscrições podem ser efetuadas pelo telefone (19) 3256-6067 ou pelo site https://sapeca.campinas.sp.gov.br/.

A preparação das novas famílias inclui atendimentos individuais, visita domiciliar e oficinas em grupo, que ocorrem sempre à noite para facilitar a participação dos interessados. Durante todo o processo, a família candidata recebe informações sobre qual a dinâmica do serviço, a metodologia do trabalho e o papel da família acolhedora, que também é avaliada pela equipe técnica do Sapeca.

Atualmente, o serviço acolhe 15 crianças e tem 20 famílias acolhedoras habilitadas. “Nossa intenção é ampliar esse número para 30 famílias até o fim deste semestre”, afirmou a responsável pelo Sapeca, Ana Carolina Pereira.

O Sapeca é um dos serviços públicos mais antigos em funcionamento no Brasil. Iniciou suas atividades em 1997 enquanto proposta inovadora e participou de todo o processo nacional de transformação do projeto inicial em um serviço previsto na Política Nacional de Assistência Social. Desde que foi implementado, até o momento, 229 crianças e adolescentes passaram pelo serviço.

O que é Acolhimento Familiar

Para entender a importância do acolhimento familiar, é preciso compreender o que é uma família acolhedora. A pessoa recebe em sua casa, durante um período pré-determinado, bebês, crianças ou adolescentes que, por motivos diversos, foram afastados de sua família de origem pelo juiz da Vara da Infância. E, ao invés de serem encaminhados a um abrigo, vão para o acolhimento familiar. A família acolhedora que os recebe passa a cuidar dessa criança até que possa retornar para sua casa.

Em Campinas, o Acolhimento Familiar é de responsabilidade de dois serviços: o SAPECA, vinculado à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da Prefeitura de Campinas e o ConViver, vinculado à ONG Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEDHA).