Semana da educação 2021 traz orientações para jovens sobre carreiras

Evento online e gratuito reunirá especialistas e executivos e acontece de 20 a 23 de julho. Saiba como participar

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels Evasão escolar sempre foi um assunto preocupante no Brasil. Com a pandemia, o problema se agravou ainda mais. No ano passado, 5,5 milhões de estudantes de ensino fundamental e médio ficaram sem acesso à educação. De acordo com dados da Pnad Contínua, 1,38 milhão de alunos com idades entre 6 e 17 anos abandonaram as instituições de ensino, o que representa 3,8% do total. A taxa é superior à média nacional de 2019, quando ficou em 2%.

Um estudo do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) sobre o impacto da perda de aprendizado em 2020 aponta que os jovens podem deixar de ganhar R$ 42,5 mil de renda ao longo da vida se os conteúdos não forem repostos e eles seguirem para o mercado de trabalho com esses déficits. Outra pesquisa, também feita pelo Insper em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, projeta que o país perde R$ 214 bilhões por ano ao deixar 17,5% dos jovens sem concluir o ensino médio. O Enem, grande porta de entrada ao ensino superior, também sofreu grande impacto no último ano. Dos estudantes inscritos, 51,5% não compareceram para fazer o teste, índice correspondente a cerca de 2,8 milhões de pessoas.

Pensando nisso, personalidades que são grandes agentes de mudança com foco em educação se reunirão em um evento para discutir e informar jovens sobre formação e carreira a partir do dia 20 deste mês. Priscila Cruz, Presidente-executiva da Todos pela Educação, instituição criada com a missão de contribuir para melhorar a educação básica no Brasil, abordará o tema “Educação como fonte de transformação”. No mesmo evento, a palestra “Mudando Vidas através da educação” será apresentada por Alcione Albanesi, fundadora e CEO da ONG Amigos do Bem, que cria projetos educacionais e profissionalizantes para o desenvolvimento humano e inclusão social no sertão nordestino e já atendeu mais de 10.000 crianças, além de contribuir para o ingresso de 400 jovens na Universidade.

A Semana da Educação 2021

Além delas, Rafael Cunha, Presidente da Descomplica, e Marlus Geronasso, Diretor da Unintertech e Coordenador do Pré-Enem Eureka, trarão insights e informações sobre “Como se dar bem no ENEM”. Para quem busca estudar no exterior, o debate “Como obter uma formação internacional a baixo custo” com Milton Camargo, Vice-presidente de currículo da BYU-Pathway Worldwide e Matt Eyring, Vice-presidente de operações internacionais da BYU-Pathway Worldwide, mostrarão as possibilidades de estudar de maneira acessível nos Estados Unidos.

A Semana da Educação 2021, o maior evento online e gratuito voltado para jovens que buscam orientações sobre educação e carreira, acontecerá de 20 a 23 de julho. A programação contará com palestras de 20 especialistas do setor, junto a executivos de grandes empresas como Google, Zoom, IBM e Magazine Luiza, abordando assuntos como ENEM, orientação vocacional, mentoria, profissões do futuro, carreiras de tecnologia, formação internacional, entre outros. As discussões acontecerão em lives e serão transmitidas via Facebook, Youtube e Instagram. Na última edição, o evento recebeu quase 37 mil inscrições e teve mais de 218 mil acessos em suas transmissões. Este ano, os inscritos concorrerão a sorteio de tablets, smartphones, bolsas de estudo integrais para graduação, pós-graduação e extensão, curso preparatório para ENEM e bolsa integral para curso de Inglês.

Para conferir a programação completa e participar basta se inscrever gratuitamente em semanadaeducacao.org.