Sábado em Campinas é Dia D para vacinação contra sarampo

foto: divulgação – A Secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado, dia 30 de novembro, o Dia D da campanha de intensificação contra o sarampo voltada para adultos entre 20 e 29 anos de idade. Serão 11 locais de vacinação disponíveis para a população no período entre 8h e 13h. Esta fase da campanha foi iniciada em 18 de novembro e já vacinou cerca de 850 pessoas.

Os 10 Centros de Saúde (CS) abertos das 8h às 13h para vacinação são os seguintes: CS Vila Ipê, Jardim Aurélia, Parque Valença, Jardim Florence, Jardim Capivari, Santa Lúcia, Jardim Vista Alegre, União de Bairros, DIC I e Santo Antônio. Também haverá uma unidade móvel no Residencial Sirius, das 8h às 12h. Todos os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.

Quem deve tomar a vacina?    

A vacinação está disponível para a população em todos os Centros de Saúde de Campinas, independentemente da etapa de intensificação. As crianças a partir de seis meses de idade precisam tomar a dose zero da vacina. É uma medida adotada por Campinas desde o início de agosto e que se antecipou à recomendação do Ministério da Saúde.     

A dose zero não substitui as de rotina, que devem ser mantidas aos 12 meses, por meio da vacina tríplice viral, e aos 15 meses, por meio da vacina tetraviral ou pela tríplice viral associada à vacina contra a varicela. A efetividade da vacina é maior para aqueles que tomaram todas as doses recomendadas.    

Todas as pessoas que perderam a carteirinha de vacinação ou não têm registro das doses devem procurar o Centro de Saúde para atualizar o esquema vacinal. Quem tem até 29 anos precisa tomar duas doses da vacina e dos 30 aos 59 anos, a recomendação é de uma dose.

Números

Dados do último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde apontam 115 casos de sarampo confirmados em Campinas. Os casos foram notificados entre 8 de julho e 22 de novembro.      Dos 115 casos, 31 são em menores de um ano; 24 são em crianças entre 1 ano e 4 anos; seis em crianças entre 5 e 9 anos; três entre 10 e 14 anos; dez de 15 a 19 anos; outros 27 são em adultos na faixa etária entre 20 e 34 anos; onze são na faixa entre 35 e 49 anos de idade; e ainda há três casos entre 50 e 64 anos. Não houve óbitos.     Cerca de 85 mil pessoas de todas as faixas etárias tomaram a vacina contra o sarampo neste ano em Campinas. Uma primeira fase foi realizada entre 7 e 25 de outubro e foi voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. Todos os 66 centros de saúde do município têm doses disponíveis para a vacinação.