Quem são elas?, espetáculo gratuito, percorre pontos culturais da cidade

Peça fala sobre mulheres marcantes e a certeza de que todos podem realizar seus sonhos. Apresentações começam quarta, dia 13

foto: divulgação – Campinas será o palco da estreia do espetáculo infantil “Quem são elas?”. A entrada é sempre gratuita e as apresentações acontecem entre os dias 13 de abril e 13 de maio, em pontos culturais da cidade. Nos dias 13 e 14 de abril, a apresentação será no Teatro Maria Monteiro, no Padre Anchieta. Nos demais dias, no Centro Comunitário Casa da Criança, CEPROMM, CEU Vila Esperança e CEU Florence.

A realização é da Mercúrio Cultural, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc ICMS, do Governo do Estado de São Paulo. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas apoia a iniciativa.

O espetáculo aborda o protagonismo feminino, trazendo à cena mulheres com trajetórias notáveis dentro da história, como a pintora Frida Kahlo, a ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova, a escritora Carolina Maria de Jesus e muitos outros grandes nomes femininos.

“Quem são elas?” conta a história de Marta, uma menina sonhadora que adora jogar bola. Numa manhã chuvosa e entediante, ela é convidada para uma viagem pelo espaço-tempo conduzida por diferentes mulheres, passando por diversos lugares e épocas. Nessa aventurosa viagem, Marta descobre e entende muitas questões sobre a história dessas mulheres e sobre sua própria história.

A peça é escrita por Sofia Fransolin e tem direção de Ana Carolina Salomão, figurinos de Priscila Soares, cenário de Luísa Colima, animação gráfica de Marina Faria e produção de Marina Branco. No elenco, as atrizes Amanda Anequini e Jéssica Magalhães interpretam oito personagens.

“A história é sobre um sonho. O sonho de uma menina que, como toda menina, está crescendo e se tornando uma mulher adulta. Nesse caminho, ela encontra importantes mulheres da história do mundo, e percebe que estas conseguiram transformar seus próprios sonhos em realidade”, disse a diretora Ana Carolina Salomão. “Escrito, interpretado e dirigido por mulheres, ‘Quem são elas?’ nos lembra que todas as pessoas, sejam elas meninas, meninos ou menines, podem ser e fazer o que quiserem, e que a realização de sonhos é possível.”

No domingo, 17d e abril também haverá cinema gratuito na Lagoa do Mingone – Av. das Amoreiras – Pq. Linear Capivari.

Incentivo à leitura – Quem são elas?

Além das apresentações teatrais, o projeto contempla ações de incentivo à leitura, com distribuição gratuita de livros ilustrados que trazem a história de vinte e quatro personalidades femininas. Os livros serão distribuídos entre os espectadores da peça teatral, alunos de escolas públicas, centros culturais, instituições e bibliotecas da cidade de Campinas. Também será oferecido um jogo da memória com ilustrações e informações históricas sobre as personagens narradas nos livros.

O projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Miracema e Enxuto Supermercados, além do apoio da Crimper, Afaf Consultoria, Think Projetos e Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.

Serviço – Quem são elas?

Data: 13 e 14 de abril

Horário: quarta e quinta 9h30

Local:  Teatro Maria Monteiro (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta)

Data: 20 de abril

Horário: quarta 10h e 14h

Local: Centro Comunitário Casa da Criança Maria Luisa Hartzer (R. Antônio Vicente Levantezi, 290 – Parque Montreal)

Data: 27 de abril

Horário: Quarta 9h e 14h

Local: CEPROMM (R. Corumbataí, 254 – Jardim Itatinga)

Data: 29 de abril

Horário: Sexta 10h e 14h

Local: CEU das Artes Florence I (R. Lasar Segal, 110 – Jardim Florence)

Data: 13 de maio

Horário: Sexta 10h e 14h

Local: CEU das Artes Vila Esperança (Rua Demerval da Silva Pereira, s/nº – Vila Esperança)

Mais informações 

Telefone: (11) 96448-0885

Site www.mercuriocultural.com.br

Facebook www.facebook.com/mercuriocultural

Instagram www.instagram.com/mercuriocultural

Ficha Técnica

Autora: Sofia Fransoilin

Direção: Ana Carolina Salomão 

Elenco: Amanda Anequini e Jéssica Magalhães

Figurino: Priscila Soares

Cenografia: Luisa Colima

Aderecista: Priscila Soares e Luisa Colima

Animação Gráfica: Marina Faria

Sonoplastia: Ana Carolina Salomão

Fotografia still: Groover Fotografia

Design gráfico: Bece Luna e Pedro Torrezan

Ilustração: Bece Luna

Diagramação do livro: Leilane Bertunes

Assistente de Produção: Rodrigo Lopes

Produção Executiva: Marina Branco

Produção Geral: Bruno Ferian

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.