Pedidos de isenção do vestibular Unicamp 2022

Período começa nesta segunda-feira e vai até 15 de junho, saiba quem pode ter o benefício

Candidatos interessados em participar do vestibular 2022 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já podem solicitar isenção na taxa de inscrição. O pedido deve ser realizado até 15 de junho, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Neste ano, o valor é de R$ 180. Houve aumento de R$ 10 no comparativo com a edição anterior. Os pré-requisitos para concessão são divididos em três modalidades:

1- Candidatos de famílias de baixa renda – até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio (exige comprovação de renda);

2- Funcionários da Unicamp/Funcamp;

3- Candidatos dos cursos noturnos de licenciatura (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia) ou tecnologia (análise e desenvolvimento de sistemas, e em saneamento ambiental)

O benefício também será concedido ao estudante que tenha o perfil indicado e se inscreva na modalidade que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção.

Desde o início da pandemia, a comissão organizadora flexibilizou parte das regras para fazer o pedido de isenção da taxa. Uma delas é possibilidade do candidato da rede pública estadual de São Paulo emitir o histórico escolar pelo site da Secretaria de Educação.

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1. Nas demais, o número é ilimitado. Na edição anterior, o vestibular da Unicamp registrou recorde de beneficiados: 9.724.

A divulgação do resultado dos contemplados ocorre em 30 de julho. O período de inscrições ficará disponível de 2 de agosto a 8 de setembro, também no site da Comvest.

Saiba o calendário do Vestibular da Unicamp 2022