Microempresa de Campinas recebe primeira consultoria gratuita do Transforme SP

Empresas Júnior – formada por estudantes universitários – prestam consultoria para micro e pequenos empresários em áreas como marketing, gestão empresarial e financeira

foto: divulgação – A pandemia de COVID-19 afetou praticamente todos os setores da economia. Com as medidas de isolamento social e o fechamento do comércio, as pessoas pararam de circular e consumir e o faturamento das empresas despencou, principalmente das micro e pequenas empresas (MPEs), que são mais vulneráveis as crises.

Com esse cenário desafiador a necessidade de mudança e adaptação são fundamentais para sobreviver. Pensando nisso, a FEJESP (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo) criou um financiamento coletivo visando ajudar as MPEs, que foram afetadas pela crise da coronavírus. O investimento realizado no projeto, chamado Transforme SP, será revertido para que as MPEs recebam consultorias gratuitas para ajudá-las a passar por esse momento.

 A primeira consultoria será prestada para a Bom Demais Bolos, uma microempresa de Campinas por uma empresa júnior da USP de São Paulo. João Prado, estudante de engenharia mecânica da Unicamp, viu um vídeo da campanha no Instagram e decidiu falar com a sua família para inscrever a microempresa Bom Demais Bolos no projeto.

Essa primeira consultoria consiste em posicionamento de mercado, conta com a análise interna e externa de mercado, com foco em criar diferenciais competitivos para a microempresa.

O Transforme SP é uma plataforma na qual pessoas física e empresas podem fazer doações ao fundo e também é o canal de inscrições para MPEs interessados em receber consultorias. A FEJESP e quatro núcleos regionais de empresas juniores vão possibilitar a conexão das MPEs com as empresas juniores que irão prestar consultorias em áreas como marketing, gestão empresarial e financeira.

O grande objetivo é conter os danos causados pelo consumo cada vez mais reduzido em certos setores durante a quarentena, evitando demissões e falências. Além disso, o financiamento coletivo irá custear todos os valores para execução das consultorias prestadas, reinvestindo os recursos em educação empreendedora.

A Marketing Júnior USP é uma empresa júnior (EJ) do campus de Guarulhos da USP que prestará a primeira consultoria gratuita do projeto Transforme SP. Fernanda Florindo é estudante e presidente da EJ, ela conta que o principal intuito é juntar os conhecimentos de marketing aprendidos para ajudar MPEs com inteligência de mercado, estratégias de posicionamento e construção de marca! “O principal objetivo da consultoria é instruir o MPE com técnicas e conhecimento de mercado, para que ele não dependa da gente para aplicação das estratégias, e sim, consiga fazer por si só a longo prazo. O sucesso dos nossos clientes é o nosso sucesso!”

Mais pessoas que fizeram parte do MEJ acreditam no projeto, como Ismael Melo, estudante de engenharia da computação na Unicamp que decidiu doar para a campanha, “Em quatro anos de Movimento Empresa Júnior, presenciei diversas histórias de impacto realizadas por micro e pequenos empreendedores, que com o apoio de Empresas Juniores realizaram grandes transformações no nosso ecossistema, gerando empregos, melhorando vidas, e ajudando nosso país a avançar rumo a um caminho mais próspero.”

Empresas juniores são organizações sem fins lucrativos que aplicam na prática o que aprendem em sala de aula, executando projetos reais e cobrando cerca de 35% menos por seus serviços em relação ao valor cobrado pelo mercado tradicional. As EJs contam com respaldo da universidade e do corpo docente e todo o dinheiro investido em seus projetos são reinvestidos em educação empreendedora.

Em 2019, as empresas juniores da região Campinas realizaram 131 projetos, que impactaram diretamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU número 8, que fala sobre promoção do crescimento econômico e também do trabalho de forma sustentável a todos. Ao mesmo tempo, foram 16 projetos que impactaram a ODS 3, que refere-se sobre a promoção, o bem-estar e uma vida saudável a todos

Para saber mais informações sobre o projeto, como doar e também como ser uma MPE auxiliada pelas empresas juniores, acesse https://fejesp.org.br/transformesp/, ou entre em contato com [email protected].