John Boyd recebe nova etapa de obras do BRT Campo Grande

fotos: divulgação – Uma nova etapa da implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande será iniciada na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), na região do Jardim Florence e Rossin, a partir desta sexta-feira, dia 26 de junho. Os trabalhos avançam para trecho de cerca de 300 metros, no sentido Centro da Avenida JBD, no trecho desde a altura da Rua Dr. Luiz Henrique Giovannetti até a Rua Comendador João Guilhen Garcia, após o viaduto férreo.

Para viabilizar a nova frente de obras, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interdita totalmente ao tráfego de veículos a pista expressa, no trecho impactado. O local recebe obras de drenagem, aplicação do pavimento de concreto e construção da Estação Rossin. A previsão inicial é que os trabalhos se estendam por cerca de 90 dias.

Para garantir a circulação na região em obras, a Emdec implanta uma nova dinâmica de tráfego. Após passar pela ponte do Córrego do Piçarrão, os motoristas serão desviados para a marginal da Avenida JBD (vias Valdemar Bento de Oliveira e Vicente de Marchi). Neste ponto, o canteiro central recebeu pavimentação e funcionará como rampa de acesso da pista expressa para a marginal. Após o viaduto férreo, na altura da Rua Comendador João Guilhen Garcia, os veículos em geral deverão acessar a agulha de retorno à pista expressa da Avenida JBD.

A conversão pela Rua Heloísa Prato Galbiati, utilizada para acesso ao Jardim Florence II, também será interditada. O acesso ao bairro passa a ser feito pela Avenida Nelson Ferreira de Souza. Para viabilizar os desvios, a Emdec implanta sentido único de circulação nas vias Valdemar Bento de Oliveira (no trecho entre as vias Dr. Luiz Henrique Giovannetti e Heloísa Prato Galbiati); e Dr. Luiz Henrique Giovannetti (no trecho entre as vias Pedro Penteado e Valdemar Bento de Oliveira).

Transporte Público

Os ônibus do transporte público coletivo também serão desviados para a marginal da Avenida JBD. Porém, o retorno à pista expressa se dará na altura do conjunto semafórico, no acesso seguinte à agulha destinada aos veículos em geral.  O ponto de ônibus localizado logo após o Córrego do Piçarrão será desativado e remanejado para a marginal da Av. JBD, na altura da Rua Heloísa Prato Galbiati, antes do viaduto férreo. A travessia de pedestres será deslocada para este ponto.

Onze linhas do transporte público coletivo serão impactadas pela nova dinâmica de circulação: 123, 205, 210, 211, 212, 213, 214, 220, 222, 228 e 229. Agentes da Mobilidade Urbana circulam pela região em obras, monitorando o trânsito e auxiliando na segurança e fluidez da circulação. A população pode esclarecer dúvidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

Avenida John Boyd Dunlop com as obras do BRT Campo Grande