Grande procura preencheu as 7,5 mil vagas e agendamento está suspenso

Agendamento da vacinação para idosos de 73 anos ou mais será reaberto com a chegada de mais doses da vacina

foto: ouroverdemais – O agendamento para vacinação contra a Covid-19 em Campinas está temporariamente suspenso até a chegada de novas doses. A informação foi confirmada pelo prefeito Dário Saadi na tarde desta sexta-feira, dia 12 de março, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

No total, nesta sexta-feira pela manhã, foi aberto o agendamento para 7.500 doses para o público acima dos 73 anos. Entre as vagas disponíveis, havia seis mil para a nova faixa etária, de 73 e 74 anos, e houve grande procura. Com o sucesso do agendamento, todas as vagas foram preenchidas.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde, Andrea von Zuben, explicou que as pessoas não devem se preocupar pois o agendamento será reaberto assim que o Município receber novas doses da vacina. Segundo ela, cerca de oito mil pessoas estão na faixa estimada de idosos de 73 e 74 anos e a maioria, cerca de seis mil, já estão agendados para receber a primeira dose do imunizante durante os próximos dias.

Durante a transmissão pelas redes sociais, o secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, lembrou que o público de mais de 80 anos de Campinas já está vacinado, com cobertura total. Ele comemorou esse marco e disse que logo as pessoas com mais de 75 anos também estarão todas imunizadas. A meta é vacinar 18.617 pessoas nesta faixa etária de 75 a 79 anos. Recente levantamento mostra que já receberam as doses 12.317 idosos entre 75 e 79, o que corresponde a 66% desta população.

Perda mínima

Campinas tem conseguido otimizar o uso das doses de vacina contra a Covid-19 com perdas abaixo do esperado. Por conta do agendamento, a coordenadora do Devisa explicou que a perda está em menos de 1% dos imunizantes. “Praticamente não tem perda”, afirmou Andrea von Zuben, pois os frascos abertos são utilizados integralmente, sem sobras.

O prefeito Dário Saadi ressaltou que a perda estimada e tolerada pelo Ministério da Saúde é de até 5% das doses. Com isso, mais pessoas estão sendo vacinadas na cidade, comemorou o prefeito, antecipando as novas faixas etárias na campanha.

Para mais informações, acesse https://vacina.campinas.sp.gov.br/agendamento-grupos.