Defesa Civil alerta sobre forte queda de temperatura nos próximos dias

Campinas enfrentará onda de frio vinda do Sul do país. Albergue municipal está preparado para receber moradores de rua

foto: divulgação – O Departamento de Defesa Civil do município alerta a população sobre a queda brusca de temperatura prevista para os próximos dias, entre esta quarta-feira, dia 28 de julho, e domingo, dia 1º de agosto. A previsão é de frio intenso e formação de geada na região de Campinas.  

De acordo com o órgão, há previsão para mínimas de 3°C e sensação térmica de 1°C. “Por isso, é importante dar atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua”, reforça o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.  

Em caso de vento forte e gelado, a orientação é procurar abrigo. Também é sugerido, em momentos de frio intenso, fazer pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas.   Além disso, recomenda-se beber água para evitar a desidratação, manter a pele hidratada, principalmente mãos, pés, rosto e lábios, e usar várias camadas de roupas.  

Outras orientações são proteger as extremidades do corpo usando luvas, gorros, meias e cachecóis; fazer refeições mais frequentes; tomar sopas e chás quentes. Também evitar fogueiras, que poluem o ar e podem causar acidentes.  

Entre as medidas definidas pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas para acolher pessoas em situação de rua durante a frente fria estão a ampliação da abordagem social dessas pessoas; extensão do atendimento telefônico do SOS Rua (19 99984-6496) das 18h à meia-noite; abrigamento emergencial e entrega de cobertores na Casa da Cidadania e no Refeitório da Cidadania. Também haverá ampliação do atendimento espontâneo no albergue municipal até meia-noite (antes era até 20h).