Campanha de vacinação contra gripe será retomada na próxima terça-feira

O público-alvo nesta fase são as crianças entre 6 meses e menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas deficientes

A campanha de vacinação contra a gripe será retomada na próxima terça-feira, dia 26 de maio, nos 66 Centros de Saúde de Campinas. Esta é a terceira fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2020, que vai até 5 de junho em todo o País, seguindo determinação do Ministério da Saúde.

O público-alvo nesta fase são as crianças entre 6 meses e menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas deficientes. A Rede Municipal de Campinas está abastecida com doses e os centros criaram esquemas especiais para evitar aglomerações. “Os pais podem levar seus filhos para receber a vacina com segurança”, ressalta a articuladora do Programa de Imunização em Campinas, Ana Cecília Zuiani Zocolotti. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, é importante imunizar 90% do universo dessas pessoas para garantir menor impacto na população.  

Os públicos-alvo das fases iniciais também continuam sendo imunizados até o final da campanha.  A terceira fase abrange também os professores da rede pública e privada e pessoas entre 55 a 59 anos de idade.

Deste grupo, nos dados coletados até 21 de maio, 87,6% dos doentes crônicos já receberam a vacina, com 63.128 doses aplicadas para um público estimado em cerca de 72 mil pessoas. Os dados mostram que até essa data também foram vacinadas 5.265 profissionais que trabalham nas forças de Segurança e Salvamento; 3.982 pessoas privadas de liberdade (prisões); 436 funcionários do sistema prisional; 2.904 caminhoneiros e 1.425 motoristas do transporte coletivo.