Adolescentes de 12 a 17 anos já podem tomar dose de reforço contra covid

Imunizante está disponível em 65 Centros de Saúde do município; não há necessidade de agendamento

foto: Carlos Bassan – Campinas inicia nesta segunda-feira, dia 30 de maio, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. O imunizante está disponível em 65 Centros de Saúde do município (apenas os CSs Boa Esperança e Joaquim Egídio não aplicam as vacinas). Estão aptos a receber o reforço aqueles que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. 

Não é preciso fazer agendamento. A lista com os horários das salas de vacina está disponível na página vacina.campinas.sp.gov.br .

Números da Covid em Campinas

O município tem 110.994 adolescentes nesta faixa etária e, desse montante, 72.233 já tomaram a segunda dose, uma cobertura vacinal de 65,1%. A Secretaria de Saúde de Campinas também chama a atenção da população para a necessidade de ter o esquema vacinal contra a covid-19 completo. De acordo com o último boletim da vacinação, parte do público-alvo de 12 a 17 anos, 26,4% ainda não tomou a primeira dose, e 34,9%, a segunda dose. 

Segundo, a articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaula Vizelli, estudos mostram uma redução da efetividade da proteção das duas primeiras doses da vacina e, “diante do cenário epidemiológico e da circulação de novas variantes foi recomendada pelo Ministério da Saúde a aplicação da dose de reforço também para essa população”.

A orientação do Ministério da Saúde segue evidências científicas e observação de países que recomendaram, com segurança, o reforço da imunização deste grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.