5 escolas online com cursos gratuitos sobre o mercado financeiro

Os programas incluem desde conhecimentos básicos do mercado de capitais até especializações

Pensar em investir na Bolsa de Valores ou outros tipos de aplicações gera insegurança em muita gente, mas pode ser o primeiro passo para ter uma rentabilidade maior do que a poupança e até a sonhada liberdade financeira. De acordo com dados da B3, o número de investidores de renda variável, como ações e fundos de investimento imobiliário, não para de crescer: somente no último ano, o número de pessoas querendo aplicar seu dinheiro cresceu 43%.

E não é preciso ter muito dinheiro para começar a investir: em sua maioria, os novos investidores são jovens adultos, na faixa entre 25 e 39 anos, com valor mediano de primeiro investimento de R$ 300, o menor valor inicial da história. Existem opções para todos os bolsos. O primeiro passo é estudar e aprender sobre o tema.

Conheça 5 instituições de ensino com cursos – na sua maioria, gratuitos –, que podem ajudar você a conhecer mais sobre o mercado financeiro.

1 – Ancord

Se você pesquisar o currículo de assessores de investimentos no Brasil, é quase unânime que um nome apareça na área de formações: a Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias). Não é à toa, já que ela é a entidade responsável por certificar e credenciar os agentes autônomos de investimentos. A associação também é referência em sua área educacional, com cursos voltados ao aprimoramento contínuo de profissionais, além de cursos básicos, que ensinam sobre os conceitos do mercado financeiro.

Entre as opções gratuitas estão “Conceitos, Práticas e Operações no Mercado Financeiro”, voltado para iniciantes; e “Fundos Imobiliários de Investimentos”, sem custos para agentes autônomos.


https://www.ancord.org.br/educacional-home-cursos-ead/cursos-lista/

2 – B3 Educação

A B3 é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo e, como o próprio nome – sigla para Brasil, Bolsa, Balcão – sugere, trabalha para conectar, desenvolver e viabilizar o mercado financeiro e de capitais para o crescimento do país. Em sua plataforma de ensino, a B3 Educação disponibiliza diversos conteúdos gratuitos para fomentar o desenvolvimento da educação financeira na sociedade.

Algumas das opções em destaque são cursos de Mercado de Ações no Brasil, Diversificação de Investimentos, Como Fazer Análise de Investimentos e muitos outros, onde é possível aprender sobre renda variável, liquidação de ações e Bolsa de Valores. Além disso, a plataforma também conta com uma seção especial para mulheres investidoras.

Comece agora:
https://edu.b3.com.br/

3 – Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Uma das mais respeitadas instituições de ensino do Brasil, a Fundação Getúlio Vargas possui uma variedade de cursos gratuitos em diversas áreas de atuação por conta da parceria com OEG – Open Education Global. Membro desde 2008, a FGV foi a primeira brasileira a integrar o consórcio de instituições de ensino de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online.

Um dos mais importantes cursos rápidos direcionados ao público em geral é o curso “Como fazer investimentos”. Dividido em dois módulos – com carga horária total de 20 horas –, ensina aos alunos os fundamentos dos investimentos, como aplicar o seu dinheiro com inteligência, a relação entre investimento e risco, e muito mais.

Conheça todos os cursos da área de Economia:
https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos

Cursos Gratuitos
Conhecimento básico do mercado financeiro pode ser aprendido em cursos gratuitos no internet
4 – Banco Central do Brasil – cursos gratuitos

O Banco Central do Brasil (Bacen) é a entidade independente cuja função é gerir a política econômica do Brasil, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. Para melhorar o entendimento da população sobre conceitos básicos de economia, foi criado o curso Gestão de Finanças Básica, que conta com aulas didáticas para ensinar os principais conceitos de investimentos e finanças pessoais.

A inscrição é online, gratuita e pode ser feita por qualquer pessoa. No curso – que tem carga total de 20 horas e oferece certificado de participação –, os alunos têm acesso aos conteúdos por 30 dias após a inscrição, período em que podem assistir às aulas, concluir os módulos e usar o fórum do site para tirar suas dúvidas.

Inscreva-se:
https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/cursos

5 – CVM

A Comissão de Valores Monetários (CVM) é uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, criada com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. O portal CVM disponibiliza diversos cursos livres de curta duração, produzidos por profissionais experientes, o que proporciona ao usuário o contato com o que existe de mais atual na área de educação financeira e investimentos.

Entre as formações ofertadas, as principais para quem quer aprender mais sobre a bolsa são: Educação Financeira para Jovens, Matemática Financeira Básica – com noções de cálculo de retornos de investimentos e taxas de juros de empréstimos – e Poupança e Investimento, que trabalha o gerenciamento de dívidas e encaminha o aluno para realizar seu primeiro investimento.

Cheque as turmas em aberto em:
http://cursos.cvm.gov.br/

A ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.