4 receitas típicas de Festa Junina

Pastel de abóbora de carne seca, canjica, bolo de milho e curau: Receitas típicas com um toque gourmet

fotos: divulgação / Vapza – Que tal fazer ( e comer) 4 receitas típicas de Festa Junina? O mês de junho é tradicionalmente o mês em que se celebra a festa junina devido às datas de Santo Antônio, São João e São Pedro. Essa, que é uma das principais festividades brasileiras, possui diversas heranças culturais, como as músicas, o “arraiá”, as brincadeiras e a gastronomia.

Algumas receitas ganharam um toque gourmet conforme da chef Camile Fiuza, do Além da Mesa, que cozinha com produtos Vapza – alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor. De acordo com a chef, todos podem ser reproduzidos em casa, em uma festa junina mais intimista, e que ainda assim represente as tradições gastronômicas da época. Confira as 4 receitas típicas de Festa Junina :

Pastel de abóbora com carne seca assado

4 receitas típicas de Festa Junina

Ingredientes da massa:

– 150g de abóbora cabotiá;

– 3 colheres de sopa de farinha de aveia;

– 3 colheres de sopa de farinha de castanha de caju ou de amêndoas;

– 2 colheres de sopa de linhaça dourada;

– 1 colher de sopa de manteiga ghee (temperatura ambiente);

– 1 gema para a massa e 1 gema para pincelar;

– Pitada de sal e de pimenta do reino;

– Gergelim negro para decorar (opcional)

Preparo da massa:

Corte a abóbora em pedaços menores, espalhe-as em uma forma e cubra com papel alumínio. Feito isso, leve ao forno pré-aquecido 180 graus, por 40-45 minutos, ou até amolecer. Atenção: se cozinhar em água, pode ser que a abóbora fique mais aguada e isso fará com que mude a proporção das farinhas. Assim que a abóbora estiver assada, amasse bem com um garfo e reserve. Separe em uma vasilha as farinhas. Acrescente o azeite e os temperos na massa da abóbora e misture bem. Em seguida, faça um buraco no meio da massa, acrescente uma gema e misture. Vá acrescentando as farinhas aos poucos, e misturando até a massa não grudar mais em suas mãos. Enrole a massa em um papel filme e leve para a geladeira por uma hora.

Ingredientes recheio:

– 1/2 cebola bem picada;

– 1 um dente de alho;

– 400g de Carne Seca Vapza ou Frango Desfiado Vapza;

– 2 colheres de sopa de creme de ricota light (pode substituir por creme de castanha de caju ou requeijão de tofu);

– Pitada de sal e de noz moscada ralada;

– Salsinha picada.

Preparo do recheio:

Refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite de oliva. Depois de bem refogado, acrescente 400g de Frango Desfiado Vapza ou Carne Seca Vapza, misture, deixe refogar bem, até formar uma crostinha no fundo. Depois acrescente duas colheres de sopa de creme de ricota light. Coloque uma pitada de sal e noz moscada ralada para dar sabor, então é só finalizar com salsinha picada.

Finalização:

Enfarinhe um pouco uma superfície e separe pedaços da massa de acordo com o tamanho que vai querer cada pastel. Faça bolinha com a massa e vá apertando até virar um disco, desde que não fique muito grossa. Coloque o recheio em uma das extremidades, e então sobre a massa até as bordas se encontrarem. Com um garfo, vá apertando as bordas para fechar bem. Pincele gema por cima do pastel e finalize com gergelim negro. Leve para assar em forno pré-aquecido por 20-25 minutos ou até dourar.

4 receitas típicas de Festa Junina – Canjica

Ingredientes:

1 pacote de Canjica Vapza;

160gr de coco ralado;

400ml de leite de coco;

3 colheres de sopa de açúcar;

1 colher de café de canela em pó;

1 pitada de noz moscada ralada na hora.

Preparo:

Fure o pacote de Canjica Vapza e depois aperte-o para ir soltando os grãos. Despeje a Canjica Vapza em uma panela, coloque o leite de coco e o açúcar, tampe a panela, e deixe até ferver. Destampe a panela, abaixe o fogo e acrescente o coco ralado e a noz moscada, que dá um toque especial no sabor. Deixe ferver por mais cinco minutos e está pronta. Caso queira com mais creme, acrescente um pouco de leite até ficar na consistência desejada.

DICA: Que tal inovar e servir com doce de leite e paçoca? Você pode comprar um doce de leite pronto da sua preferência, ou fazer do método tradicional cozinhando a lata de leite condensado.

4 receitas típicas de Festa Junina – Curau

Ingredientes:

3 xícaras de chá de Milho Verde Vapza (debulhar os grãos);

2 xícaras de leite (pode usar leite de coco, leite integral, leite vegetal);

1/2 xícara de açúcar demerara pulverizado;

Canela à gosto.

Preparo:

Com uma faca debulhar os grãos de Milho Vapza. Em liquidificador coloque os grãos de milho e o leite e bata bem por no mínimo cinco minutos. Feito isso, passe o creme batido em uma peneira e esprema bem até extrair todo o líquido. Despeje o líquido em uma panela, acrescente açúcar e canela, e mexa sem parar com um fouet. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e continue mexendo até engrossar.

DICA: depois de pronto, despeje o creme em um processador e bata bem, pois assim o curau ficará mais cremoso. Coloque o curau em potinhos individuais e decore com pó de canela.

4 receitas típicas de Festa Junina – Bolo de milho

Ingredientes:

200ml de leite de coco;

1 xícara de fubá de milho;

3 ovos;

1 xícara de açúcar demerara;

2 unidades de Milho Verde Vapza;

3 colheres de sopa de óleo de coco;

½ xícara de flocos de coco seco;

1 colher de sopa de fermento.

Preparo:

Coloque no liquidificador todos os ingredientes, os ovos, o leite de coco, o açúcar e o milho e bata bem por aproximadamente 5 minutos. A massa deve ficar bem lisa. Em seguida, acrescente o fubá e o fermento e misture com uma colher batendo rapidamente. Despeje o coco ralado e misture com a colher. Unte uma forma redonda com furo no meio com óleo de coco e fubá e despeje a massa na forma. Leve para assar em forno pré-aquecido 180° C por 25-30 minutos ou até estar bem dourado.

Confira uma deliciosa receita com biscoito wafer

Fonte: Vapza Alimentos. Saiba mais em www.vapza.com.br