VW Nivus está saindo do forno e traz tecnologias de segmento premium
Além do novo infotainment VW Play, Nivus será o primeiro compacto com ACC (controle adaptativo de cruzeiro). Tecnologia para brigar no mercado com o novo Tracker, da Chevrolet
fotos: divulgação/VW – O mercado de carros prometia muito, para esse ano de 2020, e o segmento dos SUVs prometia ainda mais. O mercado vinha muito bem até a primeira semana de março. Confiança na economia, juros baixos e previsão de crescimento de mais de 2% no PIB, justificavam a euforia. No entanto, com a pandemia do COVID-19, tanto as montadoras e concessionárias, quanto os consumidores, tiveram que mudar (ou adiar) seus planos.
No mês passado a GM lançou o novo Tracker, mas adiou as ações de marketing para promover o veículo. A Volks Wagen está com Nivus no forno, e também teve que adiar seu lançamento. Inspirado no Polo, o modelo está em fase final de testes pelas estradas brasileiras e será lançado ainda no primeiro semestre deste ano no Brasil, de acordo com a montadora alemã. A partir do segundo semestre chegará aos demais países da região América do Sul.
O Nivus será fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), sob a Estratégia Modular MQB, que é a base do Polo, Virtus e T‑Cross. O Nivus foi desenvolvido totalmente pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul. Ele será o primeiro modelo desenvolvido localmente e que será também produzido e comercializado no mercado europeu.
Performance e eficiência – No Nivus, virá com motor 200 TSI de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Serão até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 m.kgf de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. Esse conjunto mecânico é o mesmo que atualmente faz muito sucesso entre os clientes de Polo, Virtus e T‑Cross. O modelo terá porta-malas, com capacidade para até 415 litros.
Novo sistema multimídia – O novo sistema de infotainment, totalmente desenvolvido no Brasil, tem nome e sobrenome: VW Play. Ele traz uma nova tela de altíssima definição e diversas funcionalidades que, definitivamente, estabelecerão um novo patamar em termos de conectividade no mercado brasileiro.
Tecnologia premium – Com relação a tecnologia, o Nivus será responsável por estrear novos recursos de segurança e conforto no segmento de compactos, alguns itens disponíveis somente em segmentos superiores. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente. O Nivus inova também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, qualquer dano ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros. O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.
Faróis de LED – Outro diferencial do Nivus é o conjunto de faróis e lanternas de LED, exclusivos nesta classe de veículo no mercado. Ele traz uma identidade visual completamente nova, adotada pela primeira vez em um modelo Volkswagen, com DRL (daytime running light) de LED em formato envolvente.