Volkswagen Polo GTS: o esportivo nacional está de volta
Desempenho fora de série: 0-100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 207 km/h por R$99.470
fotos: divulgação/WV – A Volkswagen acaba de lançar o Polo GTS. O modelo chega ao mercado com preço a partir de R$ 99.470. Equipado com o motor 250 TSI (aplicado também no Jetta e Tiguan) produzido na Fábrica de São Carlos. O motor é de 1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque e câmbio automático de seis marchas, o Polo GTS nasceu de um conceito inspirado nos lendários modelos dos anos 1980 e 1990 e que fez grande sucesso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018.
O Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. E sua velocidade máxima chega a 207 km/h.
Externamente, o Polo GTS traz detalhes exclusivos, como os faróis full LED, que garantem excelente iluminação noturna e têm identidade visual diferenciada. Ligando-os de lado a lado há um filete vermelho, que destaca a esportividade do Polo GTS. O carro vem com rodas de 17 polegadas, diamantadas, com pneus 205/50 R17. Asaída de escapamento é dupla.
Na cabine escurecida (teto, bancos e laterais de porta são da cor preta), o grande destaque são os bancos esportivos. O apoio de cabeça integrado remete aos bancos utilizados em carros de competição.
O revestimento é feito com misto de tecido e couro, trazendo linhas horizontais que fazem referência aos bancos dos modelos da década de 1980 e com a sigla GTS gravada no encosto.
Eletrônica para o desempenho
O Polo GTS é equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz
parte do ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série).
O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a
agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de
intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e
permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas
externas.
O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.
O ESC do Polo GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake), recurso exclusivo na categoria.
A lista de equipamentos de série traz sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.
Também são itens de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o controlador automático de velocidade (piloto automático).
Como opcional está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além do recurso de variação do espaço no porta-malas (s.a.v.e.) e rede para objetos no compartimento.
O Polo GTS está disponível em opções de cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado) e metálicas (Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum).