Agenda cheia para os amantes de caminhadas e corridas de rua em 2020

Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas divulgou calendário oficial de 2020. Corrida dos Distritos, etapa Ouro Verde, será dia 17 de maio; 21 de junho é a etapa Campo Grande

foto: divulgação – Os amantes de caminhadas e corridas de rua podem começar a se programar. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) já definiu o calendário para as provas que ocorrerão ao longo de 2020. Há opção para todos os gostos e condicionamentos. São mais de 50 corridas e caminhadas de diferentes percursos como maratona, meia maratona e provas de 10km e 5km. Em 2019, 55 mil atletas participaram dessas modalidades esportivas que integram o calendário oficial.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi, a corrida de rua é uma prática esportiva acessível e que traz muitos benefícios à saúde. “Temos parques e praças onde são possíveis as corridas e as caminhadas, além de outros exercícios físicos. Muitas doenças são evitadas com a prática regular de atividade física, sobretudo o diabetes, a hipertensão e o colesterol alto. Além disso, a corrida visa uma melhor qualidade de vida, inclusive no combate ao sedentarismo, o tabagismo e a obesidades”, salienta Dário.

No ranking da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Campinas assume o posto de segunda cidade do estado de São Paulo com maior número de provas de corrida de rua, atrás apenas da Capital.

A Secretaria de Esportes e Lazer organiza e administra o calendário de eventos esportivos e tem uma atenção especial para as corridas de rua. “Esse tipo de evento arrasta milhares de atletas pelas ruas e avenidas da cidade, dando vida esportiva às vias públicas”, assegura o coordenador de Eventos Esportivos, Fernando Vanin. Segundo ele, todas as corridas são planejadas para atletas amadores e profissionais e são necessárias inscrições prévias. “E esse ano, teremos a ultramaratona 48 horas dentro da Virada Esportiva. Será uma prova de ultra resistência e pioneira na cidade”, completou.

Cada corrida tem seu site específico para efetivação das inscrições. Os interessados devem acompanhar as divulgações feitas ao longo do ano.