CampinasEducação

Vestibular da Unicamp terá mudança na primeira fase

Universidade anunciou que a prova terá 72 questões, e não 90 como era padrão. O tempo máximo passará de cinco para quatro horas

Foto: divulgação – Em virtude do coronavírus, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas fará importantes mudanças no Vestibular. As questões da prova serão reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para a realização passará de cinco para quatro horas.

A data das provas da primeira fase ainda não foi definida. As inscrições para o Vestibular Unicamp 2021 estão previstas de 31 de julho e 8 de setembro, no www.comvest.unicamp.br.

A primeira fase será realizada em dois dias diferentes, de acordo com a área do curso escolhido pelos candidatos. Os candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no mesmo dia, em um sábado. Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova no dia seguinte, ou seja, um domingo.

Ainda de acordo com a Comvest, a primeira fase deve ser aplicada em dois dias do mês de janeiro de 2021 e as provas da segunda fase seriam realizadas em dois dias no mês de fevereiro. A definição dos dias depende da divulgação, pelo Inep, das datas do Enem e também de uma reunião entre as universidades públicas paulistas, para que não haja coincidência de datas, possibilitando aos estudantes prestarem mais de um processo seletivo.

Adequação

José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, lembra que mudanças anteriormente anunciadas pela Unicamp já indicavam a preocupação com os estudantes. “Já havíamos anunciado medidas relativas às características das provas, com adequação à atual realidade sanitária e escolar do país, e também a redução de obras de leitura obrigatória da prova de Literatura. Agora damos um passo adiante”, disse ao Portal da Unicamp.

Isenção da taxa

A Comvest receberá, a partir do dia 22 de junho, os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2021, pela internet. A taxa deste ano é de R$ 170 e as solicitações deverão ser realizadas até o dia 8 de julho. A Comvest oferece 6.680 isenções para estudantes carentes de escola pública e um número ilimitado de isenções nas demais modalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.