Unicamp tem primeira fase do vestibular nesta quarta (6)

Ao todo, 77,6 mil inscritos disputarão 3.237 vagas em 69 cursos

por Agência Brasil

foto: Tomaz Marostegan/Unicamp – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) terá um esquema especial para aplicar as provas da 1ª fase do vestibular 2021, nesta quarta (6) e quinta-feira (7). A medida visa atender às regras de biossegurança contra a covid-19.

Ao todo, 77,6 mil inscritos disputarão 3.237 vagas em 69 cursos de graduação. Nos dois dias as provas começam às 13h e os portões serão abertos com uma hora de antecedência. A orientação é para que estudantes com suspeita de Covid-19 não saiam de casa para fazer a prova.

Coronavírus

De acordo com universidade, este ano o número de salas de prova foi dobrado para garantir o distanciamento entre os candidatos. As salas passaram de 1.502 no Vestibular 2020 para 3.381 no Vestibular 2021. Para evitar aglomeração, os candidatos foram divididos em dois grupos e farão as provas em dias diferentes. O tempo de prova também foi reduzido de cinco para quatro horas, com a diminuição de 90 para 72 questões na primeira fase.

A orientação da Unicamp é que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). Aos candidatos que chegarem com antecedência, a universidade solicita que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.

O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.