Toyota Corolla Cross Special Edition

Modelo vem equipado com a inovadora tecnologia híbrida flex, que combina três motores, dois elétricos e um a combustão capaz de ser abastecido também com etanol

fotos: divulgação – Com mais de 10 mil unidades vendidas no mercado brasileiro desde o lançamento, em março deste ano, a Toyota do Brasil celebra o sucesso de seu mais novo SUV com edição limitada da versão Special Edition do Corolla Cross. O modelo tem preço sugerido de R$ 192.690.

Baseado na versão topo de linha, XRX Hybrid, o SUV traz equipamentos exclusivos como carregador por indução para celular (wireless charger) e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.

Com um pacote robusto de tecnologias, o modelo conta com ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento, direção eletroassistida progressiva (EPS) e teto solar elétrico com função antiesmagamento, além de espelhos retrovisores externos elétricos e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, rack de teto longitudinal.

Em termos de equipamentos, o modelo conta com computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, com Bluetooth e conexão para smartphones e tablets compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay.

O painel de instrumentos possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.

O Corolla Cross Special Edition, vem com o Toyota Safety Sense (TSS). Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

Toyota Corolla Cross Special Edition: SUV da montadora japonesa se destaca pela tecnologia embarcada

Experiência ao volante

Equipado com um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). O conjunto ainda conta com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, garantindo aceleração suave, excelente consumo e conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.

Consumo e recarga de baterias

O Corolla Cross possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.

Sobre esse tema, segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.

Sucesso de vendas e exportações

Em quatro meses no mercado, o modelo já emplacou mais de 10 mil unidades, o que o levou à segunda posição no ranking de vendas do segmento de SUVs médios.

Com duas versões híbridas disponíveis no Brasil, o modelo passou a liderar a categoria de eletrificados, com cerca de 3,6 mil unidades no acumulado de 2021. Juntos, Corolla Cross e irmão Corolla Sedã são responsáveis por mais de 55% do market share do segmento de veículos eletrificados no País.

Produzido na planta da Toyota em Sorocaba (SP), o utilitário esportivo acumula mais de 20 mil unidades produzidas. Com ele, a Toyota do Brasil foi capaz de reforçar sua estratégia de crescimento sustentável na América Latina e Caribe e atualmente exporta o modelo para 22 países da região, como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Honduras, Nicarágua, Panamá, entre outros.