Sinfônica e Zeca Baleiro em apresentação gratuita, 29/08 no Centro de Convivência
O show comemora prêmio nacional da Sanasa, e será aberto ao público, com duração prevista de 75 minutos
Fotos: Divulgação (CCC) e Necka Ayala/Divulgação (Zeca Baleiro) – O “Concerto da Campeã Nacional do Saneamento” vai reunir o cantor e compositor Zeca Baleiro e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência do maestro Carlos Prazeres, no dia 29 de agosto, às 19h, no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural. O evento vai comemorar o prêmio de melhor cidade em saneamento do País, conferido a Campinas pelo Instituto Trata Brasil, maior referência nacional nesta área.
O show será aberto ao público, com entrada gratuita e duração prevista de 75 minutos. No repertório, sucessos na voz de Zeca Baleiro, como as canções “Lenha”, “Bandeira”, “Telegrama”, “Babylon”, “Samba do Aproach”, “Proibida para mim”, “Por Minha Rua”, entre outras.
Líder no ranking Trata Brasil
Além de liderar o ranking nacional de saneamento, Campinas recebeu nota dez em todos os quesitos avaliados pelo Instituto Trata Brasil: atendimento total de água, atendimento de coleta de esgoto, índice de tratamento total de esgoto, índice de perdas na distribuição e investimento médio per capita.
A Sanasa, melhor e mais premiada empresa municipal de saneamento do Brasil, garantiu a universalização do abastecimento de água e também da coleta, afastamento e tratamento de esgoto dez anos antes do que prevê a legislação. O novo Marco Legal do Saneamento estabelece o ano de 2033 para atingir as metas de universalização. Os municípios precisam alcançar as metas de dotar 99% da população de acesso à água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
Os dados atuais de Campinas são os seguintes (números de julho de 2025):
99,80% da população total atendida com água;
96,56% da população total atendida com coleta e afastamento de esgoto;
94,03% de índice de tratamento de esgoto;
17,26% de índice de perda na distribuição (a média nacional é perto de 40%);
R$ 332,22 de investimento médio por habitante em 2024 (dado completo mais recente).