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PAI-Serviço atende quase 200 crianças com até 12 anos

Público infantil representa 9,3% dos 2 mil usuários cadastrados; Saiba como utilizar o serviço

Foto: divulgação/EMDEC – A acessibilidade e dignidade no deslocamento também são direitos das crianças. E em Campinas, esse direito é garantido pelo PAI-Serviço. Atualmente, 186 usuários cadastrados têm idade de até 12 anos – o número representa 9,3% do total de 2.003 pessoas cadastradas.
 
Gerido pela Emdec o PAI-Serviço realizou um total de 92.125 viagens entre janeiro e setembro deste ano.
 
Entre as 186 crianças transportadas, 114 são meninos (61,3%) e 72 meninas (38,7%). Outros 86 (4,3%) usuários cadastrados são adolescentes, com 13 a 18 anos de idade. Adultos com 19 anos ou mais representam 86,4% dos usuários cadastrados – são 1.731 pessoas.
 
Para ter direito ao serviço, as crianças e adolescentes precisam apresentar deficiência física ou restrição severa de mobilidade. Os deslocamentos solicitados devem atender necessidades ligadas à saúde (clínicas, farmácias de alto custo, hospitais), atendimento socioassistencial, instituições de ensino e atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares). As viagens que envolvem crianças são realizadas sempre com acompanhamento dos pais ou responsáveis.
 
Chamado de porta a porta, o transporte oferecido pelo PAI-Serviço busca o usuário no local e horário agendado e leva ao ponto de destino, oferecendo também a viagem de volta. Atualmente, o PAI-Serviço conta com uma frota de 55 vans adaptadas.
 
O pequeno Davy Gabriel Fabiano da Silva, de 11 anos, que apresenta paralisia cerebral, é usuário do PAI-Serviço há dois anos. “Utilizamos o transporte para acessar clínicas e farmácias de alto custo, cerca de cinco vezes por mês. É muito bom contar com um transporte que nos leva ao destino necessário”, observa a mãe Ana Paula Fabiano da Silva. “Se eu precisasse fazer esses deslocamentos de carro ou ônibus municipal seria muito mais custoso. Com o PAI-Serviço, embarcamos na frente de casa, os motoristas são atenciosos e o Davy viaja com conforto, muitas vezes, ele faz o percurso dormindo”, conta.

Entre as crianças, 11 autistas utilizam cadeira de rodas ou andador

Pessoas autistas com restrição de mobilidade, que necessariamente utilizem cadeira de rodas ou andador, também podem ser beneficiários do PAI-Serviço. Entre os 186 usuários com idade até 12 anos, 11 apresentam autismo infantil e utilizam equipamento previsto em legislação (cadeira de rodas ou andador).
 
A análise dos pedidos realizada pela Emdec considera o equipamento utilizado pela pessoa com mobilidade reduzida e não apenas a condição de autista mencionada na avaliação médica. 

Como utilizar o PAI- Serviço

Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Podem se cadastrar para utilizar o serviço pessoas com deficiência física ou restrição severa de mobilidade. Basta preencher formulário disponível no site.
 
O usuário deverá passar por avaliação médica para caracterização da deficiência (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID). O médico deverá assinar e carimbar o formulário, com o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).
 
O formulário e documentos necessários devem ser enviados à Emdec pelos Correios (rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial), ou em formato digital pelo Fale Conosco Emdec Web ou via aplicativo.

Também é possível entregar nos postos do Agiliza Campinas: Barão Geraldo (rua Luiz Vicentin, 195), Campo Grande (Subprefeitura, na Praça da Concórdia), Nova Aparecida (rua João Carlos do Amaral, 105) e Ouro Verde (avenida Ruy Rodrigues, 3.900). Os postos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h.
 
O serviço também está disponível no aplicativo da Emdec, disponível no Google Play e na App Store. Nesse caso, o usuário pode agendar as viagens com até 30 dias de antecedência, além do cronograma padrão. Concluído esse processo, a Emdec entrará em contato para agendamento de uma visita técnica na residência do interessado.

Como agendar as viagens

Após a aprovação do cadastro, o usuário deve agendar as viagens pelo Fale Conosco 118 (Opção 2), aplicativo, Whatsapp (19 3731-2910) ou chatbot da Emdec, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, de acordo com cronograma disponível no endereço do PAI.

Os usuários também devem confirmar suas viagens, pelos canais digitais da Emdec, a partir das 16h do dia anterior. Basta informar o código de usuário e o protocolo da solicitação. Não é preciso falar com um atendente. A confirmação também pode ser feita na página Consulta de agendamentos do PAI-Serviço.

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