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Mais de 508,7 mil carnês de IPTU serão enviados pela prefeitura

Documentos começaram a ser postados nesta semana. Para imóveis não-residenciais o vencimento será no dia 25 de janeiro; os demais vencem em 9 de fevereiro

Foto: Rogério Capela – A Prefeitura de Campinas já iniciou nesta semana o envio dos carnês de IPTU e Taxas deste ano. Os vencimentos serão em 25 de janeiro para imóveis não residenciais (comércio, indústria e serviços) e 9 de fevereiro para os residenciais e terrenos. Contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão um desconto de 5% – o imposto também poderá ser pago em até 11 parcelas.

O desconto pode ser maior para quem for pagar à vista e tiver aderido ao IPTU Digital. Na modalidade digital do imposto, o desconto é de 1%, limitado a R$ 100,00. As adesões podem ser feitas até 31 de outubro de cada ano, mas valem sempre para o exercício seguinte. Mais informações podem ser obtidas no site

É importante lembrar que após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única. As parcelas devem ser pagas na data de vencimento, para que não tenha incidência de juros e multas.

“Nossa expectativa de arrecadação este ano é de mais de R$ 1,7 bilhão. Este é um tributo que fica 100% para a cidade e é investido em infraestrutura, educação, saúde, assistência social entre outras áreas”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.

Ainda segundo o secretário, para este ano não houve aumento no imposto, apenas a correção da UFIC em 4,14% (índice do INPC/IBGE).

Segunda via IPTU

A segunda via do IPTU também já está disponível. Os contribuintes podem acessar o documento no site da Secretaria de Finanças, na aba do IPTU

Números

No total, foram lançados 508.796 carnês. A grande maioria é para imóveis residenciais, que somam 320.644; os não residenciais (verticais e horizontais) totalizam 35.739. Há, ainda, 5.132 mistos, 84.367 terrenos e 62.914 vagas de garagem.

Revisão

Os pedidos de revisão de lançamento poderão ser feitos até 16 de fevereiro. Optando pela impugnação, é importante que o contribuinte opte por fazer o depósito administrativo como forma de evitar multas e juros em caso de indeferimento.

Atendimento

Os contribuintes que tiverem alguma dúvida podem procurar uma das unidades do Porta Aberta ou entrar em contato com Finanças pelo SAC, no 3755-6000. No Porta Aberta os atendimentos são feitos com horário agendado pelo Portal de Serviços

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