Instituto Anelo lança vídeo gravado no Campo Grande

Ai que Saudade d’Ocê, do compositor paraibano Vital Farias, é a música escolhida. Amanhã, 17 de julho, nas redes sociais

fotos: divulgação – O Instituto Anelo, uma associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música aqui na região do Campo Grande, inovou e apostou na produção de um vídeo, com imagens feitas na sede no Anelo e áudio captado a partir de gravações realizadas por alunos e professores. A música escolhida para marcar essa celebração foi Ai que Saudade d’Ocê, do compositor paraibano Vital Farias, e o lançamento será no dia 17 de julho, às 17 horas, no YouTube, Facebook e Instagram.

Segundo conta o coordenador pedagógico do Instituto e regente da Orquestra Anelo, Guilherme Ribeiro, essa canção foi escolhida porque, além de ser muito bonita e agradável, também reflete o atual momento de cansaço do isolamento e ansiedade pelo reencontro.

“Essa música tem uma letra singela, que fala de saudade. E temos essa sensação de saudade – saudade do Instituto Anelo, saudade das aulas presenciais, saudade de fazer música ao vivo, saudade de tocar com outras pessoas. Por outro lado, há um vislumbre de retorno presencial com o avanço das vacinas e do Plano São Paulo de retomada”, diz Guilherme.

A captação de imagens foi feita entre os dias 1º e 3 de julho, na sede do Anelo, no Jardim Florence I. Todas as turmas foram convidadas a participar em horário pré-determinado e restrito – quem pode, compareceu.

Bastidores da gravação do vídeo

De acordo com o coordenador Lucas Bohn, participaram dos três dias de gravação 170 dos 385 alunos atendidos pelo Instituto Anelo no primeiro semestre de 2021. “Foi uma experiência muito desafiadora do ponto de vista da organização. A gente tinha que manter a segurança sanitária e ao mesmo tempo seguir o cronograma estabelecido pela direção do vídeo. Apesar de os pais e alunos terem colaborado muito e se portado de maneira responsável, a gente tinha que levar essa parte em consideração a todo instante”, lembra.

“Por outro lado, os alunos adoraram estar de volta ao Instituto Anelo. Para alguns, foi a primeira experiência pedagógica no Instituto”, conta Lucas, lembrando daqueles que iniciaram os estudos no Anelo já durante a pandemia, em ambiente 100% virtual.

O INSTITUTO ANELO

Fundado em 2000, o Instituto Anelo é um projeto intergeracional que já atendeu, ao longo de 21 anos de atividades, mais de 5 mil alunos em seus projetos. Alguns deles tornaram-se músicos profissionais e professores, inclusive lecionando na própria instituição.

Atualmente, o Anelo trabalha com os seguintes projetos: Brincando com os Sons (de musicalização infantil), Instrumentos e Canto (ensino de instrumentos de cordas, teclas, sopros e percussão, além de canto coral),Prática de Banda (música em grupo) e Sanfônica (aulas de acordeon).

PATROCÍNIO

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2021 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, Amphenol e Stoller, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.

SERVIÇO

Lançamento do vídeo Ai que Saudade D’ocê

Data: 17 de julho de 2021 (SÁBADO)

Horário: 17 horas

Onde: Facebook (facebook.com/institutoanelo), YouTube (youtube.com/institutoanelooficial) e Instagram (@institutoanelo)

FICHA TÉCNICA

Ai que Saudade D’ocê

Compositor: Vital Farias

Arranjo: Luca Alves

Captação de imagens: Julia Mazzotti Toledo, Levi Macedo e Marlon Rissatto

Direção e edição de imagens: Julia Mazzotti Toledo

Edição de áudio, mixagem e finalização: Henrique Manchuria

Músicos que participaram da gravação:

  • Josimar Prince (violões)
  • Julia Mazzotti Toledo (piano)
  • Filipe Lapa (bateria)
  • Henrique Simas (baixo)
  • Lucas Bohn (acordeon)
  • Vinicius Corilow (saxofones)
  • Henrique Manchuria (trompetes)
  • Hélio Couto (trombones)
  • Alline Ribeiro (violinos)
  • Henrique Simas (contrabaixo acústico)
  • Julia Toledo Furlan e Gabriel Nardi (vozes)
  • Matheus Soares (flautas)

MAIS INFORMAÇÕES

Instituto Anelo

Rua Vicente de Marchi, 718, Jardim Florence I, Campinas-SP

Telefone: +55 (19) 3227-6778

Site: anelo.org.br

E-mail: [email protected]

Facebook: facebook.com/institutoanelo

Instagram: @institutoanelo

YouTube: youtube.com/institutoanelooficial

Twitter: @AneloInstituto