Instituto Anelo estreia projeto 100% produzido por negros

Produção será lançada em comemoração ao Dia da Consciência Negra, simultaneamente no Facebook, Instagram e YouTube

foto: divulgação – Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Instituto Anelo, no distrito do Campo Grande, estreia seu primeiro projeto musical com foco 100% na representatividade da raça negra.

Trata-se do vídeo com a regravação de Tributo a Martin Luther King, sucesso de Wilson Simonal, cuja produção envolveu apenas negros em todas as etapas de realização, do arranjo à finalização do vídeo. O lançamento será no primeiro minuto do dia 20 de novembro, simultaneamente no Facebook, no Instagram e no YouTube.

A produção, um marco na história do Instituto Anelo, conta com a participação de 21 pessoas entre professores, colaboradores, equipe técnica e um convidado especial: o percussionista Fernando Saci, músico profissional nascido e criado na periferia de Campinas que atualmente vive e trabalha em Nova York, nos Estados Unidos.

O músico campineiro Fernando Saci. (Foto: Gabriel Pevide)

O arranjo e a direção musical são de Josimar Prince e a concepção do vídeo de Levi Macedo Lima, ambos professores do Anelo. A gravação do áudio foi feita no estúdio TS7 Produções, com exceção da participação de Fernando Saci, gravada nos EUA. O vídeo, por sua vez, tem como cenário a sede do Anelo, no Jardim Florence I.

Música – Tributo a Martin Luther King

Tributo a Martin Luther King é uma composição de Wilson Simonal (1938-2000) feita em parceria com Ronaldo Bôscoli (1928-1994). Foi gravada originalmente pelo próprio Simonal, em 28 de fevereiro de 1967, mas lançada apenas no mês de junho do mesmo ano, pela gravadora Odeon, no formato de compacto.

Isso porque a gravação ficou retida por quatro meses na censura do governo federal – na época da ditadura militar, toda a produção artística, fosse ela musical, escrita ou audiovisual, era submetida ao crivo do Serviço de Censura às Diversões Públicas (SCDP), órgão criado em 1945 e que só foi extinto com a Constituição de 1988.

Porém, em março de 1967, ao ser convidado para se apresentar na festa de entrega do Troféu Roquete Pinto, que reconhecia os melhores do ano no rádio e na televisão, Simonal, então um autêntico popstar nacional, surpreendeu ao cantar Tributo a Martin Luther King, mesmo sem a liberação da censura.

Martin Luther King. (foto: reprodução Wikipedia)

Em seu discurso, antes do número musical, ele disse: “Essa música, eu peço permissão a vocês, porque eu dediquei ao meu filho, esperando que no futuro ele não encontre nunca aqueles problemas que eu encontrei, e tenho às vezes encontrado, apesar de me chamar Wilson Simonal de Castro.”

Essa fala entrou para a história da música brasileira. “Cinquenta e quatro anos depois, a gente ainda está aqui falando sobre racismo”, diz Luccas Soares, fundador e coordenador geral do Instituto Anelo.

Convidado internacional – Instituto Anelo

Fernando Saci, convidado para gravar a percussão, conta que foi um prazer participar do projeto com os músicos do Instituto Anelo, e que parou tudo para poder participar. “Essa música tem um simbolismo muito grande”, diz ele, que chama a atenção para o fato de que, mesmo fazendo parte da elite musical dos anos 1960, Simonal compôs Tributo a Martin Luther King como uma forma de autoafirmação. “É uma coisa muito louca.”

Aos 40 anos, Fernando Saci é fruto do trabalho da Casa de Cultura Tainã, espaço localizado na Vila Manoel da Nóbrega, onde começou a aprender percussão ainda na infância. Quando mudou-se com a família para Jardim Florence, conheceu Josimar Prince e outros jovens músicos e passou a atuar em grupos de samba na região.

Instituto Anelo 

Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos que há 21 anos oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, região noroeste de Campinas.

No início, atuava somente com o público infanto-juvenil, porém, hoje leva a música a pessoas de todas as gerações a partir dos cinco anos de idade.

SERVIÇO – Tributo a Martin Luther King

Estreia do vídeo Tributo a Martin Luther King

Data: 20 de novembro de 2021

Horário: 0h01min.

Onde: Facebook (facebook.com/institutoanelo), Instagram (@institutoanelo) e YouTube (youtube.com/institutoanelooficial)

Mais informações sobre o Instituto Anelo: anelo.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.