Escolas municipais ampliam horário presencial a partir de segunda, dia 2

A jornada para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também será ampliada de 3 para 4 horas diárias

foto: Eduardo Lopes – A Secretaria Municipal de Educação vai ampliar o horário das atividades presenciais, a partir de segunda-feira, 2 de agosto, para os alunos da rede municipal de ensino. Nas creches, que atendem alunos de 0 a 3 anos, o horário que atualmente vigora das 7h às 11h será estendido: das 7h às 14h. Na pré-escola, voltada para os estudantes de 4 a 5 anos, e no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, o turno aumentará de 3 para 4 horas diárias.    

A jornada para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também será ampliada de 3 para 4 horas diárias.    

Revezamento  

Acontecerá revezamento entre duas turmas. Numa semana metade assiste aula presencial enquanto a outra metade faz as atividades na plataforma on-line, em casa. Na semana seguinte, ocorre o inverso. Hoje, os alunos estão divididos em três turmas e assistem aulas presenciais a cada duas semanas.    

Educação Integral  

A exceção será para os alunos das oito Escolas de Educação Integral (EEI) que não terão o revezamento semanal. As aulas presenciais acontecerão todos os dias, sendo três horas em cada período. Metade dos alunos frequentará as aulas pela manhã e a outra metade à tarde.  O retorno às aulas presenciais para todos os alunos continua sendo opcional.     

Protocolos  

As aulas presenciais foram retomadas com regras, como redução de horário e revezamento de turmas, para garantir o distanciamento social, e com rigorosos protocolos sanitários, seguindo orientação das autoridades de saúde.     Cada aluno recebeu um kit com quatro máscaras não descartáveis e álcool gel individual. Os professores além das máscaras também contam com protetor facial (face shield). Totens com álcool gel foram distribuídos em pontos estratégicos das escolas.