Em 2021, Campinas abriu 7.190 vagas de trabalho

Pelos números apresentados pela ACIC, mostram tendência positiva na geração de postos de trabalho para os próximos meses

foto: divulgação – A cidade de Campinas abriu 1.044 postos de trabalho em março de 2021, bem abaixo das 4.692 vagas abertas em fevereiro, mas muito superior às 3.922 vagas perdidas em março de 2020. No acumulado de janeiro a março, a cidade foi responsável pela abertura de 7.190 novas vagas, 724, 64% a mais do que no primeiro trimestre de 2020, quando foram fechados 1.151 postos de trabalho.

Apenas na cidade, o setor de serviços também foi o que mais gerou empregos, registrando a abertura de 5.686 novas vagas, seguido pela indústria, com 1.263 vagas e pela construção civil, com 571. No setor agropecuário foram somente 13 novos postos de trabalho no trimestre. O comércio, no entanto, perdeu 343 postos de trabalho.

Pelos números apresentados, o economista Laerte Martins, diretor da ACIC, avalia uma tendência positiva na geração de postos de trabalho para os próximos meses deste ano. “Isto implica em uma recuperação da economia que pode ser acelerada pela vacinação e consequente redução dos casos de Covid-19”, diz. No entanto, o economista alerta que, apesar desses números positivos, até aqui, nos setores da atividade econômica, o comércio e a indústria precisam de maior apoio financeiro, fiscal e creditício para sair da crise que aflige o País neste período de pandemia.

Confira os números apresentados pela ACIC:

Setores que mais empregaram- Campinas

Setores que mais empregaram – RMC – Região Metropolitana de Campinas

Emprego Formal – primeiro Trimestre Campinas

Fonte: ACIC.