Categories: DestaqueOuro Verde

E. E. Professora Magali Valério, conhecida como “Diquinho” entrega material de apoio aos alunos

Profissionais da escola realizaram a ação nos dias 5 e 6 de maio. Kit escolar é para apoio ao estudo em casa durante a pandemia de coronavírus

fotos: Rafaela Martins/Divulgação – Ir à escola é vital para qualquer criança, e, em regiões como a do Ouro Verde, pode ser o início de um futuro melhor através da educação. É nela que o mundo é descoberto, laços de amizades são feitos e o pequeno ser humano se desenvolve, tudo isso graças ao empenho de professoras, que são elos importantes para conduzir essas descobertas e transformações.

Com o decreto de quarentena, para evitar o contágio de coronavírus, os alunos e professoras não podem mais se encontrar como de costume. E um novo cenário foi estabelecido também no ensino de nossas crianças, com aulas via internet e grupos de WhatsApp.

Na E. E. Professora Magali Valério, localizada na rua Adílio de Oliveira Gonçalves nº 265, no DIC I – que atende 555 alunos, do 1° ao 5° ano, entre 6 a 10 anos de idade -, aconteceu nos dias 05 e 06 de maio a entrega de materiais aos alunos, fornecidos pela Secretaria de Educação de São Paulo. A escola apresenta altas notas no IDESP, indicador que avalia a qualidade no ensino das escolas paulistas.  “A interrupção das aulas pegou a todos de surpresa, tivemos que nos reinventar e criar novas formas de interação com as crianças e as famílias. ESTAMOS APRENDENDO FAZENDO”, disse a Professora Coordenadora, Rafaela Martins, que trabalha há 14 anos na escola. “A comunicação com as famílias e alunos está sendo realizada através de canais disponíveis para chegar a todos, incluindo as redes sociais, contato telefônico, e-mails, cartazes no portão da escola e Messenger. Cada professor organizou um grupo no whatsApp para dar apoio às aulas e comunicados escritos pelos professores com as orientações de acesso às aulas e aos horários destinados a elas”, completa Rafaela.

Os kits escolares sendo preparados para distribuição.

Pais de alunos, em fila, para receber os kits.

A Secretaria da Educação oferece aulas online, desde o dia 27 de abril, os alunos da Rede Estadual estão tendo aulas veiculadas nos canais de televisão e no aplicativo do Centro de Mídias.

Na ação de entrega dos kits os profissionais envolvidos foram Vice-diretora, professora coordenadora, agente de organização escolar, Gerente Escolar e os professores que complementaram os kits com outros materiais impressos como os livros didáticos e disponibilizaram atividades na internet.

Rafaela informou também que, além do kit distribuído, toda semana a Secretaria de Educação envia uma programação com as aulas da TV Univesp, que são baseadas nas habilidades do Currículo Paulista de SP de acordo com o ano de cada turma e componente curricular. E as professoras complementam as aulas com o material entregue aos alunos.

O material distribuído na escola é composto de: 1 fascículo de língua Portuguesa e 1 Fascículo de matemática – Aprender Sempre; 1 livro literário e uma ficha de leitura; 1 gibi; 2 avaliações de aprendizagem e processo (AAP) – de língua Portuguesa e de Matemática; 1 manual com orientações às famílias; 1 manual com orientações para o uso do CMSP; 1 comunicado de cada professora.

Sabemos que o professor é indispensável para que os alunos avancem em suas aprendizagens, que a escola é um espaço fundamental principalmente no processo de alfabetização. Estamos aprendendo a fazer ensino remoto através da reflexão constante das nossas práxis (ação-reflexão e nova ação), utilizando de estratégias várias estratégias. Os professores se reúnem por grupo/ano sob as orientações da professora coordenadora e planejam a rotina semanal e o plano de aula, com o objetivo de garantir a aprendizagem a distância da melhor maneira possível.

Livros que fazem parte do material escolar.

Equipe da Escola Estadual Professora Magali Valério, o “Diquinho”.

Contamos com a participação, o apoio e a dedicação das famílias e dos alunos, que interagem nos grupos, enviam fotos para evidenciar as atividades realizadas e registram tudo no “diário do estudante” nosso portfólio, o qual será entregue no retorno. “Sabemos das alegrias e agonias que todos nós estamos enfrentando, para consolidar as aprendizagens a distância. E tentamos nos unir para garantir a rotina de estudos das crianças, e conscientes que deveremos recuperar as aprendizagens dos alunos que não assimilaram as habilidades previstas para o 1º bimestre. Já pensamos no retorno com o coração cheio de saudades, e ninguém ficará para trás, propostas de recuperação, reforço e aprofundamento serão indispensáveis” comenta Rafaela. 

Na semana dos dias 25 ao 29 de maio teremos as atividades avaliativas, com o material enviado AAP de cada ano, e vamos conduzir da melhor maneira possível esta atividade.

O lema da escola é “elegância, charme e beleza”, toda a equipe está com muitas saudades da rotina na escola. Mas reconhece que o isolamento, neste momento de COVID-19, é extremamente importante e precisamos continuar em casa.

De acordo com Rafaela, no retorno das aulas os professores, funcionários e Gestão da escola gravaram vídeos e posts no facebook, como uma forma carinhosa de receber os alunos virtualmente, com muita amorosidade em cada postagem e foi um momento muito acolhedor, cheio de emoções. Nosso pulsar pelo magistério continua aceso, mesmo longe estamos perto.

Curiosidade: “Diquinho”

A escola é carinhosamente conhecida como “Diquinho”. Este apelido se deu pois a escola, antes de ter um nome, era chamada de E. E. DIC I. E, por se tratar de escola de anos iniciais, a comunidade acabou carinhosamente chamando de “Diquinho”.

A escola tem um muro com obras de arte, o projeto surgiu com a necessidade de ter um novo visual para a escola, bem como uma referência. Os autores foram os alunos de 2013 juntamente com a professora de Arte, Valéria Barone Lüttke, e a inspiração foi o pintor Gustavo Rosa. O muro precisa de reforma, afinal já se passaram alguns anos e como este é um referencial da escola, precisamos de tinta para realizar a ação. Doações sempre são bem-vindas, neste momento poderia responder sobre nossa sala de informática. Precisamos de mais computadores, um sonho nosso, e que ainda está um pouco distante.

E. E. Professora Magali Valério:

Equipe Gestora: Sudilea Todescan – Diretora, Carla Giovana Simonato – Vice-diretora e Rafaela Martins – Professora Coordenadora.

Facebook da escola:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100008995726890

Related Post
Share
Published by
ouroverde