Comprar ou adotar? Existe uma opção correta?
foto: divulgação – Ter um cachorro é o sonho de muitas pessoas. Porém, na hora da execução deste plano, por muitas das vezes acaba surgindo uma dúvida: devo adotar ou comprar um cachorro?
Existem vantagens e desvantagens para ambos os lados. É importante entendermos que um pet demanda de muita responsabilidade e tempo. Por isso, um planejamento é o ideal para te ajudar nesta decisão.
Comprar ou adotar?
Como fazer uma adoção?
Existem milhares de animais abandonados em ONGs esperando para serem adotados. Vocês pode ir pessoalmente em um desses lugares para conhecer os bichinhos e fazer uma adoção, encontrar cães em anúncios em redes sociais ou participar de feirinhas de adoção na sua cidade. É importante ressaltar que apesar de uma adoção não possuir valor monetário, existe valor sentimental. O animal adotado sente frio, fome e medo, por isso, necessita de cuidado, carinho e atenção tanto quanto um animal comprado.
Como comprar um cachorro de forma consciente?
Evite os criadouros que só visam o lucro e acabam maltratando os animais. Procure locais com referência. Faça uma visita ao local, analise as condições em que os cachorros estavam sendo criados, confira as condições sanitárias e verifique se as vacinas e vermífugos estão em dia. Caso contrário, o filhote pode desenvolver graves problemas, podendo-o levar à morte.
Em ambos os casos, é importante considerar o tamanho e o espaço que você tem disponível para o seu novo bichinho, estudar a raça e o comportamento do cachorro. Levar em consideração o temperamento e as demandas do seu pet é fundamental para evitar transtornos futuros. Por exemplo, cachorros pequenos também precisam de espaço e atividade física, portanto, não devem ficar em ambientes pequenos e fechados por muito tempo.
Tenha certeza da decisão a ser feita e muita responsabilidade. Diga não ao abandono e aos maus tratos contra animais.
Fonte: Eco Cão Espaço Pet