CampinasOuro Verde

Campanha de vacinação contra gripe e sarampo é prorrogada até 24 de junho

Objetivo é ampliar a cobertura vacinal do público-alvo; doses estão disponíveis em 65 Centros de Saúde

foto: divulgação – A campanha de vacinação contra a gripe e sarampo foi prorrogada para até o dia 24 de junho, para os mesmos grupos. A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas ressalta que a extensão do prazo é para ampliar a cobertura vacinal e é fundamental que as pessoas, que fazem parte do público-alvo da campanha, procurem um dos 65 Centros de Saúde da cidade para tomar as vacinas (apenas os CSs Boa Esperança e Joaquim Egídio não aplicam as vacinas).

Na página vacina.campinas.sp.gov.br estão disponíveis os endereços das unidades e os horários de funcionamento das salas de vacina. 

A articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, destaca que as vacinas são seguras e reduzem o risco de morte e as hospitalizações. As duas vacinas, contra gripe e sarampo, podem ser aplicadas ao mesmo tempo. 

“A prorrogação do prazo é para ampliar a cobertura dos grupos elegíveis. O número de casos de doenças respiratórias vem aumentando, por isso é fundamental que as pessoas sejam imunizadas.”, ressalta Chaúla. Ela reforça que a dose contra a gripe precisa ser aplicada todos os anos porque a composição da vacina muda de acordo com as cepas que estão em circulação.

Vacinação Gripe e Sarampo

De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, até esta quinta-feira, 2 de junho, 205.324 pessoas foram vacinadas contra a Influenza (gripe), desde o início da campanha, em 26 de março.

Estão incluídos no público-alvo da campanha da gripe, até este momento: pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, indígenas, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

De gestantes, 30% foram vacinadas, 3.231 mulheres. Com relação às crianças, foram aplicadas 22.475 doses, o que representa 35%. No caso das puérperas, 734 foram vacinadas, 41% do grupo. Para os idosos, a cobertura está em 83%, com 121.058 doses aplicadas, e 29.161 trabalhadores de saúde foram vacinados (56%).

A campanha de vacinação contra o sarampo é para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, e a meta é vacinar 95% delas. Foram aplicadas 19.515 doses, 30% do total previsto para este público.

Foram aplicadas 1.148 doses em profissionais de saúde. Estão sendo vacinados os que estão com doses da vacina contra o sarampo atrasadas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.