Bem-estarSaúde

Campanha de vacinação contra a gripe entra na segunda fase

Foto: Erasmo Salomão/MS – A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira, dia 22, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Nacional contra a Influenza 2019. Até 31 de maio, a vacinação contra a Influenza ocorre com a mobilização de todos os grupos prioritários (crianças, gestantes, puérperas, idosos, professores, trabalhadores de saúde, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). O objetivo é imunizar pelo menos 90% das 344.274 pessoas classificadas como público-alvo no município.        

Campinas segue o escalonamento de vacinação recomendado pelo Estado de São Paulo e pelo Ministério da Saúde. Na primeira fase, de 10 a 20 de abril, a vacinação foi direcionada para os grupos prioritários de crianças (6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Para este grupo, foram aplicadas 14.111 doses de vacina até o dia 18 de abril, o que representa 16,37% da cobertura vacinal. Foram 11.018 doses aplicadas em crianças (15,10% de cobertura vacinal), 2.419 em gestantes (21,28%) e 674 em puérperas (36,06% de cobertura).        

Para consultar os endereços de todos os centros de saúde e postos de vacinação, basta acessar a página http://www.campinas.sp.gov.br/ e clicar no banner da Campanha. O “Dia D” de mobilização nacional será no sábado, 4 de maio. Os locais e horário de vacinação no dia D também serão disponibilizados no portal da Prefeitura.        

A estimativa da população do público prioritário é de 272.758 pessoas e 71.516 pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (pessoas com HIV positivo ou em terapia para câncer, por exemplo).        

É importante que as pessoas que façam parte dos grupos prioritários tomem a vacina o quanto antes para que seja iniciada a produção de anticorpos. A vacina de Influenza protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. Ela é formada por vírus inativados, fragmentada e purificados. A vacina não contém vírus vivos e não causa a doença.        

Em 2018, a cobertura da campanha de vacinação contra a gripe atingiu 86,26% do público-alvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.