Agiliza Campinas tira dúvidas sobre IPTU

No Ouro Verde, unidade fica no Shopping Spazio Ouro Verde e no Campo Grande fica na Praça da Concórdia

Começam a vencer, no próximo dia 26, os carnês de IPTU 2022. O primeiro vencimento é para imóveis não-residenciais (comércio, indústria e serviços); já em 11 de fevereiro, vence o imposto para residências e terrenos. Os contribuintes que tiverem dúvidas podem agendar o atendimento presencial pelo Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/).

Além do Porta Aberta do Paço Municipal, os atendimentos também são realizados nos postos do Agiliza Campinas. Os horários de cada posto de atendimento estão disponíveis no www.campinas.sp.gov.br/chat-portaaberta .

Os contribuintes também têm a opção de atendimento não presencial, pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Contribuinte), no telefone 3755-600 ou pelo e-mail [email protected]; ou pelo chat, disponível na página do Porta Aberta.

IPTU 2022

Para este ano, os contribuintes que optarem pelo pagamento da cota única do IPTU 2022 terão até 6% de desconto. O percentual é dobro do aplicado em 2021.

IPTU 2022
Carnê do IPTU 2022 que será enviado pela prefeitura de Campinas aos contribuintes. (foto: Fernanda Sunega)


Segundo a Secretaria de Finanças, o desconto deste ano não leva em conta a adimplência em 2021, como acontecia anteriormente, já que os contribuintes ainda sentiram os reflexos da pandemia. Todos os contribuintes terão, já lançados no carnê, 5% de desconto na cota única. O outro 1% refere-se ao IPTU Digital, limitado a R$ 100,00, e vale para quem fez a adesão em 2021.

O imposto também poderá ser pago em até 11 parcelas, mas sem o desconto.

Os contribuintes também devem ficar atentos às datas de vencimento. Caso não receba o carnê a tempo, a opção é tirar a segunda via do boleto pela internet, no portal da Prefeitura, no endereço https://novo.campinas.sp.gov.br/servico/iptu-2-via-iptu-taxas-imobiliarias-ano-corrente- .

No total, foram lançados 492.638 carnês. A grande maioria é para imóveis residenciais, que somam 305.744; os não residenciais (mistos, verticais e horizontais) totalizam 40.279. Há, ainda, 85.188 terrenos e 61.427 vagas de garagem.

Revisão do IPTU

Os pedidos de revisão de lançamento poderão ser feitos até 18 de fevereiro, presencialmente, com agendamento prévio no Portal do Cidadão. Optando pela impugnação, é importante que o contribuinte opte por fazer o depósito administrativo como forma de evitar multas e juros em caso de indeferimento.

Atendimento telefônico

(19) 3755-6000

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Atendimento via e-mail

[email protected]

Atendimento online (via chat)

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Atendimento presencial (com agendamento)

Porta Aberta Ouro Verde – Agiliza Campinas

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

É obrigatório o agendamento pelo Portal do Cidadão.

Avenida Ruy Rodrigues, 3900 – 2º piso – Parque Universitário (Shopping Spazio Ouro Verde)

Porta Aberta Campo Grande – Agiliza Campinas

Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

É obrigatório o agendamento pelo Portal do Cidadão.

Rua Manoel Machado Pereira, 902 – Parque Valença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.