Agendamento da inspeção veicular será on-line

A ferramenta elimina o agendamento telefônico e dá mais autonomia para os transportadores

foto: divulgação – Com o objetivo de agilizar e facilitar uma importante etapa do processo de emissão da permissão do transporte de interesse público, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lança, nesta sexta-feira, 21 de janeiro, o “Portal do Transportador”. Agora, a inspeção veicular pode ser agendada on-line, diretamente no site da Emdec.

Adicionado ao atual Sistema de Gestão de Modais de Transporte (SiMTransp), o novo recurso beneficia cerca de 1,6 mil permissionários regularmente cadastrados no transporte escolar, fretamento, transporte individual de passageiros por táxi e no Serviço de Transporte Alternativo Municipal (STAM).

A ferramenta elimina o agendamento telefônico, que era realizado desde 1994, e dá mais autonomia aos transportadores, já que é possível visualizar, diretamente no site, as datas e horários disponíveis e agendar a inspeção veicular. “Queremos simplificar, cada vez mais, os serviços oferecidos pela Emdec, facilitando a vida da população”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

O permissionário deverá cumprir duas etapas distintas – a solicitação e o agendamento da inspeção veicular. Na primeira opção, é gerada a guia de recolhimento da taxa vigente. A opção de agendamento só é disponibilizada pelo sistema após o pagamento.

Passo a passo Inspeção Veicular

Para utilizar a ferramenta de agendamento, é necessário acessar o SiMTransp e realizar um cadastro prévio, informando CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), CEP, e-mail e telefone. Na sequência, uma senha deverá ser cadastrada. Uma vez cadastrado, o transportador sempre acessará o sistema informando o CPF/CNPJ e a senha.

1. Solicitação da Inspeção Veicular

– Selecione a modalidade de atuação (transporte escolar, fretamento, táxi ou alternativo).

– Acesse a opção “Inspeção – Criar Solicitação”.

– Na listagem apontada pelo sistema, selecione os veículos que serão vistoriados para gerar a guia de recolhimento dos preços públicos vigentes. É possível gerar uma única guia de arrecadação para mais de um veículo.

– Selecione a opção de pagamento desejada: cota única ou parcelamento. A guia de arrecadação pode ser parcelada em até três vezes.

O agendamento da inspeção será liberado após o pagamento da guia de arrecadação, na rede credenciada. Após o pagamento do boleto, o prazo para a compensação é de até três dias úteis.

2. Agendamento da Inspeção Veicular

Uma vez compensado o pagamento, o transportador deve acessar novamente o sistema para agendar a inspeção:

– Acesse a opção “Inspeção – Criar Agendamento”.

– O sistema mostrará uma listagem com a placa dos veículos já liberados para a realização da inspeção veicular. O agendamento deve ser realizado individualmente para cada veículo. Selecione a opção desejada entre as datas e horários disponíveis.

– Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail cadastrado.

– Na data e horários agendados, dirija-se com o veículo cadastrado ao Departamento de Inspeção Veicular da Emdec, localizado na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.380, portaria 3, na Vila Industrial.

Na opção “Inspeção – Listar Agendamento”, é possível ainda visualizar ou excluir um agendamento realizado. A exclusão deve ser feita quando houver a necessidade de reagendar. Nesse caso, é necessário repetir o passo a passo relativo ao agendamento.

Inspeção Veicular

O Departamento de Inspeção Veicular é o instrumento da Emdec para garantir a qualidade e segurança do serviço prestado por toda a frota do transporte público na cidade. Realizada periodicamente, de acordo com a modalidade de transporte, a inspeção veicular tem como base as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

O objetivo é identificar as condições dos veículos no que se refere à manutenção, segurança, equipamentos obrigatórios, conforto e conservação. São cerca de 700 itens analisados, distribuídos em 10 grupos: freio, suspensão, chassi, transmissão, sistema rodante, sistema de direção, carroçaria, elétrica, cano de descarga e componentes complementares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.