Destaque

Brasil x Argentina na final da Copa América

Duelo, com Neymar e Messi como protagonistas será sábado (10), às 9h, no estádio do Maracanã

fotomontagem: Lucas Figueiredo/CBF e afa.com.ar Depois de 14 anos, Brasil x Argentina se enfrentarão pela final da Copa América 2021. A maior rivalidade do futebol mundial terá mais um episódio, sábado, 10 de julho, no estádio do Maracanã, às 9 da noite, com transmissão pelo SBT.

Após empate de 1 x 1 no tempo normal em um jogo muito disputado contra a seleção da Colômbia, o time argentino venceu nos pênaltis por 4 a 3 e conseguiu a vaga na final da Copa América, ontem (06). A seleção brasileira já tinha garantido a vaga, após vencer o Peru por 1 a 0, no domingo passado. Nas quartas de final, a seleção canarinho venceu o Chile por 1 x 0.

Jogadores da seleção brasileira em comemoração no vestiário, após a vitória sobre o Peru. (foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Na final de sábado, o destaque será o encontro entre Neymar e Messi. O 10 do Brasil já tem um título da Copa América, já o 10 da Argentina, e eleito 6 vezes melhor do mundo, ainda não tem nenhum título pela seleção principal pelo seu país, além de ser a última Copa América de Lionel Messi como jogador. Caso a seleção argentina vença, Messi tem grande chance de ser eleito o melhor do mundo em 2021.

Messi é o artilheiro da competição, com 4 gols, enquanto Neymar tem 2 gols na Copa América.

Seleção argentina comemora a conquista da vaga para a final da Copa América. (foto: Agência Brasil)

Brasil x Argentina: retrospecto

A última vez que as duas seleções se enfrentaram na decisão da Copa América foi em 2007. Realizada na Venezuela, o Brasil levou a taça, após vitória por 3 a 0 sobre o time argentino, com gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves.

A primeira final foi no ano de 1937, quando Brasil e Argentina terminaram com a mesma campanha nos pontos corridos e precisaram fazer uma partida de desempate. Depois de um 0 a 0 no tempo regulamentar, os argentinos fizeram dois gols na prorrogação e levaram o título com uma vitória por 2 a 0

Brasil e Argentina somam 23 títulos (14 da Argentina e nove do Brasil) e 25 vice-campeonatos (14 da Argentina e 11 do Brasil).

Decisão do terceiro colocado

No dia 9 de julho, sexta, as seleções de Peru e Colômbia decidem o terceiro lugar no estádio Nacional, em Brasília. O jogo será às 9h da noite.