CampinasDestaque

Terminal BRT Satélite Íris é inaugurado no Campo Grande

fotos: divulgação/Carlos Bassan – Ontem, 30 de julho, foi entregue parcialmente o primeiro terminal BRT, no Satélite Íris. O investimento total foi de R$ 15,3 milhões, incluindo toda a estrutura do terminal e o sistema viário no entorno. A nova estrutura integra o Lote 2 da implantação do BRT campineiro, Trecho 3, que abrange desde o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 km. A responsável pelas obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio.

Outros cinco terminais de ônibus compõem o projeto de implantação dos corredores BRT, com as obras seguindo em ritmo acelerado. São eles: Mercado, Campo Grande, Campos Elíseos, Ouro Verde e Vida Nova.

O novo terminal Satélite Íris tem área total de 17,5 mil metros quadrados e conta com duas estações integradas de embarque e desembarque de passageiros, sendo uma de piso elevado (padrão BRT) e uma de piso baixo (padrão BRS). Neste primeiro momento, será ativada a estação BRS.            

Operação Transporte     

A partir de hoje, 31 de julho, o Terminal BRT Satélite Íris será ativado parcialmente, atendendo 13 linhas de ônibus do sistema convencional de transporte público coletivo. São elas: 123, 205, 210, 211, 212, 213, 221, 222, 223, 224, 228, 229 e 289. Cerca de 60 mil passageiros, que utilizam essas linhas diariamente, serão beneficiados. Inicialmente, o Terminal Satélite Íris será utilizado como estação de transferência para que os usuários do sistema convencional de transporte público já possam usufruir da estrutura. Os passageiros passam a realizar a integração entre as diversas linhas que servem à região em uma estrutura mais segura, iluminada e confortável. Futuramente, com a ativação dos corredores BRT, o terminal receberá linhas expressas e paradoras.     

Quatro pontos de ônibus na Avenida John Boyd Dunlop serão desativados. O atendimento passa a ocorrer no novo terminal, com embarque e desembarque na estação BRS. No sentido bairro, serão desativados os pontos localizados na lateral do novo terminal e na marginal da Avenida JBD, próximo à frutaria. Já no sentido centro, serão dois pontos desativados na marginal da avenida, ao lado do estacionamento da Pirelli e na altura do numeral 6.977.      

Características      

O Terminal Satélite Íris é formado por uma plataforma no padrão BRT, que possui 980 metros quadrados; e uma plataforma no padrão BRS, com 875 metros quadrados.     

O local recebeu sinalização semafórica e horizontal (solo) para orientar o tráfego dos ônibus e dos usuários, incluindo faixa de pedestres em pontos estratégicos. Totens informativos orientam o embarque dos usuários. O sistema viário foi totalmente requalificado no entorno do terminal, com nova pavimentação e sinalização.      

A estrutura é totalmente acessível, conta com rampas e corrimões, piso tátil e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais. A iluminação do espaço é em LED, tanto nas luminárias externas, como também nas áreas cobertas. Futuramente, serão ativadas bilheterias localizadas em pontos estratégicos e uma área de apoio (Central de Controle Operacional – CCO), que possui 350 metros quadrados. O espaço conta com sanitários, instalações destinadas à equipe de apoio e uma central de informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.