Destaque

Começa a construção de nova creche no Ouro Verde

Unidade deve começar a funcionar em 2024 e atenderá 320 crianças, com idades entre 0 e 5 anos, em períodos integral e parcial

fotos: divulgação – Foi assinada a autorização para o início das obras da 15ª unidade integrante do Programa Espaço do Amanhã, na Chácara Santa Letícia, Distrito do Ouro Verde, em Campinas. A nova unidade receberá um investimento de R$ 9,2 milhões e a previsão é de que esteja funcionando ainda no primeiro semestre de 2024. Cerca de 320 crianças, com idades entre 0 e 5 anos, serão atendidas. Terreno já foi preparado para início da construção e tapume de proteção recebeu mural grafitado pelo artista Di Labarca.

Construída em um terreno de 1.695 m², a unidade contará com oito salas de aula, das quais cinco serão destinadas para atendimento em período integral, secretaria, sala dos professores, diretoria, copa, banheiros para funcionários, depósito de material pedagógico, banheiros infantis, pátio coberto, parque infantil, casinha de bonecas, refeitório, cozinha, despensa e lavanderia. Haverá acessibilidade em todos os ambientes.

Desde o dia 4 de março, o chefe do executivo tem visitado os locais das creches com o objetivo de autorizar o início das obras. Até o momento, já foram assinadas 14 ordens de serviço. As 16 creches que integram o Programa Espaço do Amanhã estão sendo construídas simultaneamente em Campinas por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), responsável pela fiscalização e pelo acompanhamento das obras. 

Espaço do Amanhã – creche
Construída em um terreno de 1.695 m², a unidade contará com oito salas de aula, das quais
cinco serão destinadas para atendimento em período integral

O Programa Espaço do Amanhã foi criado com o objetivo de diminuir o déficit de vagas da Educação Infantil, que hoje é de 4,5 mil vagas para a faixa etária entre 0 e 3 anos, ampliando a oferta em mais de 5 mil vagas. Cada unidade atenderá 320 crianças, com idades entre 0 e 5 anos, nos períodos integral e parcial. 

Os novos Centros de Educação Infantil estarão distribuídos estrategicamente em cinco regiões da cidade onde se concentram as maiores demandas dessa faixa etária, conforme estudo baseado no Cadastro da Educação Infantil realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação.  O Programa Espaço do Amanhã terá um investimento de R$ 144 milhões, que serão viabilizados com recursos da Prefeitura Municipal de Campinas. 

“Os projetos arquitetônicos e executivos foram feitos por meio de uma contrapartida com a construtora MRV, com a certeza de que ofereceremos o melhor para as nossas crianças”, afirma o diretor executivo da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) de Campinas, Ary Pissinato.

As creches estão sendo construídas nos bairros Jardim do Lago II, Residencial Cosmos, DIC I, Parque Itajaí, Jardim Santa Rosa (Residencial Cittá), Residencial Campo Florido II, São Luiz, DIC IV, Vila Olímpia, Distrito do Ouro Verde, Jardim São Bento, Parque dos Pomares, Jardim Santa Terezinha, Jardim Fernanda, Bosque das Palmeiras e Distrito do Campo Grande. 

Creche – Grafite e transparência

O grafite feito pelo artista de Campinas tem o objetivo de tornar o local mais atrativo para as pessoas que passam pela região

Com o objetivo de envolver a comunidade na execução e no acompanhamento da obra, um tapume de 50 metros, localizado na Avenida Rui Rodrigues, recebeu a intervenção artística do grafiteiro Di Labarca, que criou um painel inspirado nas cores e no logotipo do Programa Espaço do Amanhã.

Di Labarca dá seu testemunho pessoal no que se refere à arte como fator de transformação de pessoas, lugares e histórias. “Há cinco anos, encontrei no grafite muito mais do que um trabalho. Sou muito feliz e realizado com isso”, afirma Labarca, de 29 anos. 

“O grafite feito pelo artista de Campinas tem o objetivo de tornar o local mais atrativo para as pessoas que passam pela região, gerar novas consciências a respeito da arte, aproximar e transformar o olhar da população, e, ao mesmo tempo, integrar e envolver a comunidade na construção do espaço, cujo resultado final impactará no futuro das nossas crianças”, explica Amanda Acioli, do setor de Engenharia da Fumec. 

Rede

A Rede Municipal de Ensino de Campinas tem 208 unidades, das quais 163 de Educação Infantil, 44 entidades colaboradoras de Educação Infantil e 45 escolas de Ensino Fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.