47° Salão de Humor de Piracicaba já está aberto

Esse ano, a mostra acontece apenas de forma virtual. Confira trabalhos premiados

fotos: divulgação – O 47° Salão de Humor de Piracicaba já está aberto. A mostra reconhecida internacionalmente pode ser acessada até o dia 29 de setembro, no site www.salaointernacionaldehumor.com.br. Durante a live realizada no último sábado, foram anunciados os artistas premiados desta edição que ficou entre brasileiros e um francês. Na categoria charge, o prêmio foi para Jota A; Rafael Correa levou o Prêmio Câmara de Vereadores; Marco Merlin, categoria Tira; Luiz Fernando Cazo, temático Comunicação, Claudio Duarte, Caricatura e o francês Shahrokh Heidari, Prêmio Saúde (o trabalho abre a reportagem).

O júri de premiação foi formado por Luiz Gustavo Paffaro, caricaturista; Orlando Pedroso, artista gráfico; Jal – José Alberto Lovetro, cartunista; Eduardo Baptistão, ilustrador; Sabrina Franzol, jornalista, Alberto Benett, cartunista; Edson Rontani Jr., jornalista e presidente da Associação dos Amigos do Salão de Humor (AHA).

Pela primeira vez, a jornalista Sabrina Franzol foi jurada de premiação no Salão de Humor. Ela disse que, apesar da responsabilidade para avaliar os trabalhos, sente-se feliz por entregar um prêmio como o do Salão. “São grandes artistas e é interessante ver como eles tratam o assunto em um desenho de humor gráfico, além de nos fazer refletir tudo o que estamos vivendo e levar parte dessa história para o mundo”, afirma ela.

Premiado na categoria cartum, Rafael Correa conta que participa todos os anos da exposição e já conquistou nove prêmios. Sua obra mostra o quanto a opinião das pessoas valem. “É inspirado no que está acontecendo no momento, muitas pessoas estão vivendo como se nada estivesse acontecendo”, relata.

Já o ganhador da temática comunicação, Luiz Fernando Cazo foi contemplado pela 1ª vez. “A charge que apresentei é uma imagem bem humorada que traz a reflexão e, que, também apresenta um pouco sobre a ironia”, explica ele sobre sua obra.

“Como em todos os anos, os profissionais que fizeram parte do júri tiveram um grande trabalho devido a qualidade das obras selecionadas, ainda assim, foi possível premiar o melhor de cada categoria, para que, a edição deste ano, mesmo de forma digital, seja inesquecível”, comenta Rosângela Camolese, secretária municipal da Ação Cultural e Turismo.

Prêmio Escultura 2020 – Nesta edição, o Prêmio Escultura 2020 será entregue ao escolhido pelo Júri Popular que em outras edições valia-se das menções honrosas selecionadas pelo Júri de Premiação. A medida necessária, uma vez que o Salão sofreu a perda de patrocinadores devido a pandemia do país, obrigou a organização do evento a alterar em caráter emergencial, algumas regras do Concurso de Humor.

Dessa forma, a categoria Escultura será julgada pelo público e a obra mais votada receberá o prêmio de R$ 5.000,00. A votação pode ser realizada até o dia 13 de setembro no site do Salão Internacional de Humor de Piracicaba: https://salaointernacionaldehumor.com.br/premio-juri-popular/

A Exposição Online – A mostra digital conta este ano, com com 316 trabalhos de 172 artistas e 32 países. Ao todo são 50 caricaturas, 50 cartuns, 50 charges, 50 tiras, 50 trabalhos na temática Comunicação, 50 da categoria Saúde Unimed e 16 esculturas.

São obras de artistas de países como Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Eslováquia, Espanha, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Uzbequistão e outros.

Paulo Bonfá, presidente do Salão, disse que como tudo no mundo da arte, cultura e entretenimento migrou para o digital em função da impossibilidade, a preocupação foi transformar uma experiência inédita em algo muito divertido. “Tenho certeza que a originalidade e qualidade dos desenhos selecionados vão surpreender e ocupar boas horas para a família toda”, ressalta ele.

Ao todo foram 2.577 trabalhos inscritos, no qual foram selecionados pelo outro júri (de seleção), formado por Zé Roberto Graúna, artista gráfico; J. Bosco, cartunista; Fred Ozanan, designer gráfico; Helen Sacconi, jornalista; Edu Grosso, artista visual e gráfico; Luccas Longo, artista gráfico e Maria Luziano, ilustradora. Os trabalhos selecionados para a mostra.

SERVIÇO – 47º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Exposição Online até 29 de setembro, no site www.salaointernacionaldehumor.com.br.