Na terça (21), trecho da via terá bloqueio parcial. Entrega de toda a obra fica mantido para junho de 2022
foto: divulgação / PMC – O Consórcio BRT Campinas vai iniciar a construção de um novo viaduto (sentido centro-bairro) na avenida Camucim, sobre a linha férrea, no bairro Vida Nova. O anúncio foi feito durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 17 de setembro, entre o prefeito Dário Saadi, integrantes do primeiro escalão da Administração Municipal e representantes do consórcio.
Além do anúncio do novo viaduto, foi confirmada a manutenção do cronograma de toda a obra do BRT, que será 100% finalizada em junho de 2022.
Outra pendência do lote 4 discutida na reunião refere-se ao acabamento do asfalto de trecho do corredor que passa próximo ao Hospital Ouro Verde. Este e outros pequenos trechos do BRT aguardam somente a autorização da Caixa Econômica Federal (CEF) para reprogramação da obra.
A obra do BRT na avenida Camucim já tem um viaduto concluído no sentido bairro-centro. No local, também há um terceiro viaduto para circulação de veículos. A pendência era apenas a obra no sentido centro-bairro, que começa na próxima semana, conforme explicou o secretário de Infraestrutura, Carlos Barreiro. O secretário disse que 95% das obras do BRT já estão concluídas.
Trecho da Avenida Camucim, na região do Jardim Marajó, terá bloqueio viário parcial no próximo dia 21 de setembro (terça-feira). A ação é necessária para o içamento de cinco vigas que integrarão a ampliação do novo viaduto sobre a linha férrea, dentro das obras de implantação do BRT Ouro Verde.
A ação será na altura da Rua Fernando Ferreira da Silva. A operação ocorrerá no período das 8h30 até as 17h. No momento do içamento de cada viga, haverá a necessidade de bloqueio total momentâneo do trecho. No último dia 10 de maio, ocorreu operação semelhante no local, com o içamento de seis vigas.
Além do fluxo de veículos entre as regiões do Jardim Marajó e do Residencial São José, a operação irá impactar na operação de seis linhas do sistema de transporte público coletivo municipal. São elas:
122 – Terminal Vida Nova / Campinas Shopping;
128 – Terminal Vida Nova / Terminal Ouro Verde;
129 – Terminal Vida Nova;
130 – Terminal Vida Nova / Terminal Central;
131 – Terminal Vida Nova;
133 – Vida Nova. Durante os bloqueios totais momentâneos não haverá opção de desvio. Agentes da mobilidade urbana estarão no local, operacionalizando o trânsito. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.
O viaduto da Avenida Camucim sobre a linha férrea, próximo à Subestação da CPFL Jardim Marajó, será ampliado, dentro do contexto das obras do Corredor BRT Ouro Verde. O local está recebendo 11 vigas, com 35 metros cada. O trecho conta ainda com a Estação Marajó, composta por uma plataforma de piso elevado e uma plataforma de piso baixo.
Hoje o viaduto possui pista simples, sendo uma em cada sentido de direção. Com a ampliação serão quatro pistas, sendo duas por sentido. No centro da via ficarão duas pistas (uma por sentido) de pavimento rígido (concreto) para o tráfego dos ônibus. Nas áreas externas ficarão as duas pistas (uma por sentido) de pavimento flexível (asfalto), para a circulação dos demais veículos. A obra trará valorização para a região, diminuição no deslocamento e mais segurança no trânsito para a população da região.