Venda de veículos aumenta 21,6% em outubro, diz Anfavea
Em Campinas foram vendidos 1970 automóveis 0km; Exportações do setor também aumentaram no mês passado
Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil – A venda de veículos aumentou 21,6% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2023. No mês passado, foram licenciadas no país 264,9 mil unidades, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No acumulado do ano – de janeiro a outubro –, as vendas cresceram 15% em relação ao mesmo período de 2023, com um total de 2,124 milhões de unidades.
A exportação de veículos também aumentou no mês passado. A alta foi de 39,2% ante outubro de 2023, chegando a 43,5 mil unidades exportadas.
No acumulado do ano deste ano, a exportação somou R$ 327,8 mil, o que representa queda de 7,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Crédito impulsionou o bom resultado
De acordo com o presidente da Fenabrave, Andreta Jr. , a boa oferta de crédito é o fator que continua impulsionando a comercialização dos automóveis e comerciais leves, a taxa de aprovação de créditos está em torno de 75%. E a alta acumulada de 15% nos licenciamentos é semelhante à projeção anual da Fenabrave.
As vendas no mês de outubro representam um aumento de 25,8% nos emplacamentos de automóveis novos em relação a setembro, e alta de 12,11% no comparativo com agosto