CampinasDestaque

Primeiro complexo de viadutos do BRT será liberado dia 30/9

fotos: divulgação/PMC – O primeiro complexo de viadutos do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) campineiro será totalmente ativado a partir desta quarta-feira, 30 de setembro, na região do Jardim Aurélia. O complexo está inserido no trecho de cerca de 1 km da Avenida John Boyd Dunlop, que será liberado para circulação de veículos.

O trecho integra o Corredor BRT Campo Grande e abrange desde a altura da Avenida Império do Sol Nascente até o Viaduto da Rodovia Anhanguera (SP-330). Atualmente, ocorrem os últimos ajustes para a liberação do trecho.

As obras incluíram rebaixamento do eixo da pista expressa. Com isso, o tráfego de veículos nas pistas expressas e nas faixas exclusivas ocorrerá nas passagens inferiores, construídas sob a Avenida JBD.

O complexo é formado por dois viadutos e elimina um ponto de cruzamento em nível, resultando em ganho de tempo nos percursos e privilegiando o transporte público. O viaduto é formado por vias superiores, com 28 metros de vão total; e vias inferiores, com duas pistas de sete metros de extensão e cerca de seis metros de altura.

Operação Transporte

A partir do 1º de outubro, sete linhas de ônibus do sistema convencional de transporte poderão trafegar pelas faixas exclusivas do Corredor BRT. São elas: 210, 212, 221, 222, 223, 224 e 229. Juntas, elas transportam cerca de 42 mil passageiros por dia. Dois pontos de ônibus provisórios foram implantados no corredor, na altura do Shopping Unimart, para atender aos usuários destas linhas.

Outras oito linhas de ônibus irão trafegar nas marginais da Avenida JBD: 116, 134, 211, 230, 231, 240, 241 e 249. Juntas, elas transportam cerca de 40 mil passageiros por dia. Os pontos de ônibus existentes nas marginais, na altura do Shopping Unimart, não serão alterados.

BRT Campo Grande

Ao todo, o BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida JBD, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão.

Confira, no site da Emdec, dados e imagens que mostram a evolução das obras no trecho liberado, na Avenida John Boyd Dunlop.

Transporte por Táxi

Nesta segunda-feira, 28 de setembro, a Administração municipal anunciou nova determinação envolvendo o tempo máximo de utilização dos veículos do serviço de táxi convencional, acessível e executivo. Por conta da pandemia de coronavírus, a substituição dos veículos, que deveria ocorrer neste ano e em 2021, foi prorrogada para o dia 1º de janeiro de 2022. A pr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.