CampinasDestaque

Mutirão para prevenção de câncer de fígado tem 500 vagas em Campinas

Ação será realizada na sede do Centro de Oncologia Campinas, em 20 de julho. Tumor primário costuma ocorrer partir de processos que levam à inflamação crônica, como hepatites B e C

Fotos: Centro de Oncologia Campinas – A Secretaria de Saúde se une ao Centro de Oncologia Campinas (COC) para realizar um mutirão de prevenção ao câncer de fígado em 20 de julho. Uma das medidas é o alerta sobre as hepatites B e C, fatores de risco para a doença e que tiveram aumento de casos.

O câncer de fígado afeta principalmente homens de 55 a 65 anos e é considerado um dos mais letais. As duas hepatites costumam estar relacionadas à metade dos casos.

“As infecções causadas pelos vírus da hepatite B ou hepatite C podem se tornar crônicas. Entretanto, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhece ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer de fígado e necessidade de transplante do órgão. Por isso, destacamos a importância da prevenção das hepatites e diagnóstico precoce”, explicou o coordenador do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Josué Nazareno de Lima.

Câncer de fígado – O que é o mutirão e como participar?

A expectativa do COC é atender 500 pessoas na sede da unidade, em Barão Geraldo, durante o “Sábado sem Câncer”. No local haverá testes gratuitos para as hepatites B e C, e sífilis, que foram doados pela Secretaria de Saúde. Já os exames mais detalhados, como ultrassom, serão direcionados aos pacientes com suspeita de câncer para diagnóstico. Se houver confirmação da doença será feito encaminhamento para tratamento adequado conforme cada caso.

Mutirão no COC inclui testes gratuitos para as hepatites B e C, e sífilis, doados pela Saúde.

Não é preciso inscrição para participar. Basta ir ao local às 8h e apresentar documento com foto e comprovante de endereço. Os atendimentos são por ordem de chegada e devem ser encerrados por volta das 13h, ou antes deste horário se todas as vagas forem preenchidas.

A ação terá ainda aplicação de vacinas previstas no Calendário Nacional para adultos, incluindo a dose contra hepatite B. Todas também podem ser encontradas nos 68 centros de saúde (CSs) de Campinas.

O mutirão é uma ação solidária que envolve outros colaboradores e parceiros como a Ramos Medicina Diagnóstica. A organização sugeriu a doação de 1kg de alimento não perecível ou itens de higiene, que serão entregues à Prefeitura para envio às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Câncer de fígado

Entre 2022 e 2023, o número de mortes por câncer de fígado na cidade aumentou. O total foi de 71 para 86, variação equivalente a 21,1% no período.

Já os casos de câncer de fígado registrados passaram de 75 para 82 entre 2017 e 2018, o que corresponde a um aumento de 9,3%. Neste caso, a Pasta acompanha a incidência da doença com base no Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP Campinas), com dados de 2010 a 2018.

Serviço

Mutirão de prevenção ao câncer de fígado em Campinas

  • Sábado, 20 de julho
  • Horário: a partir das 8h
  • Local: sede do COC 
  • Endereço: rua Alberto de Salvo, 311, no distrito de Barão Geraldo
  • Mais informações podem ser obtidas com a unidade pelo telefone (19) 3787-3400

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.