Modelo é o primeiro da Volkswagen desenvolvido na América Latina e que será produzido e comercializado no mercado europeu
fotos: VW/divulgação – A VW lançou virtualmente o Nivus, mais um SUV que entra para disputar o mercado no Brasil. O novo coronavírus adiou o lançamento e a montadora alemã decidiu pela apresentação virtual.
“Desde 2017, renovamos por completo o nosso portfólio, na maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen na região. O Nivus inaugura na América do Sul também o nosso New Brand Design. É muito mais do que um novo logo da marca. É uma atitude de marca, com novas cores, mais próxima das pessoas”, destaca Di Si.
O Nivus chegará para venda nas concessionárias em julho. E terá sua faixa de preço entre o Polo e o T-Cross. Serão três versões entre R$85 mil e R$99 mil.
A VW promete alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir no Nivus. O motor é o 200 TSI (família EA211) de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. O motor entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 m.kgf (200 Nm) de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. O motor 200 TSI é produzido na fábrica de São Carlos (SP) e equipa atualmente os modelos Polo, Virtus e T‑Cross.
As rodas são de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas dá ao Nivus uma pegada esportiva.
A traseira do Nivus traz um elemento horizontal, que une as lanternas de LED igual ao T-Cross.
VW Play
O VW Play é uma das principais inovações do Nivus. A central multimídia traz tela de 10 polegadas sensível ao toque, antirriscos e com ‘botões virtuais’, esta plataforma oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.
Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento. Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf. Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida) são apenas alguns parceiros, de uma oferta que continuará crescendo para entregar cada vez mais comodidade aos clientes do Nivus.
O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo (Nivus é o primeiro carro do mundo com este recurso), capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, excelente qualidade de áudio e incrível capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple –neste caso, é o primeiro carro do Brasil com espelhamento sem fio.
Por meio do DDX, também é possível conhecer os principais itens de segurança do Nivus. Graças à Estratégia Modular MQB, também utilizada pelos modelos Polo, Virtus e T‑Cross, é possível adotar equipamentos até então disponíveis somente em veículos de segmentos superiores.
Montado sobre a plataforma Modular MQB o modelo tem 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 415 litros. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ do VW Play.